Sucos detox: principais funções e 20 receitas para você fazer em casa - www.detoxhoje.com.br

Sucos detox: principais funções e 20 receitas para você fazer em casa

Sucos detox: principais funções e 20 receitas para você fazer em casa

Com o aumento da busca por hábitos saudáveis, os sucos detox se popularizaram e ganharam um espaço no cardápio de quem busca emagrecer.

Esses sucos são opções deliciosas, que podem auxiliar na desintoxicação do organismo, perda de peso e aumento da imunidade.

No geral, os sucos detox são preparados com base em frutas e vegetais, que tenham propriedades antioxidantes e diuréticas. Assim, melhoramos o funcionamento do intestino e reduzimos a retenção de líquidos.

Os sucos detox são ricos em fibras, vitaminas e minerais. No entanto, engana-se quem substitui refeições com esses sucos. Eles não possuem os nutrientes necessários para o funcionamento pleno do nosso organismo.

Por isso, antes de qualquer alteração em seu programa alimentar, é importante a consulta com um médico ou nutricionista.

Sucos detox

Sucos detox

Muitas pessoas buscam os sucos detox e os introduzem em suas dietas com o objetivo de emagrecer. Mas será que eles funcionam mesmo?

Os sucos detox podem ser incluídos em dietas de baixo consumo de carboidrato e em outros regimes dietéticos. No entanto, somente um nutricionista pode elaborar um plano de alimentação que esteja alinhado às nossas necessidades individuais.

A grande questão do suco detox é que seu consumo deve estar atrelado a um estilo de vida saudável. Assim, tomar sucos detox não garante o emagrecimento. Eles auxiliam no processo de eliminação de toxinas e perda de peso, mas exercícios físicos e alimentação equilibrada são essenciais nesse projeto.

Sucos detox podem fazer mal?

Sucos detox podem fazer mal?

É importante estar atento ao consumo de suco detox. Em excesso, essas bebidas podem, sim, ser prejudiciais à saúde. Isso porque o suco detox  não deve substituir refeições completas, justamente porque não possui todos os nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

E, por outro lado, muitas pessoas buscam o suco detox para a perda de peso rápido.

Essas bebidas não são milagrosas. Elas possuem uma série de benefícios, que ainda citaremos neste post, mas o seu consumo deve estar atrelado a um estilo de vida saudável.

Como consumir sucos detox?

Como consumir sucos detox?

Você pode consumir sucos detox todos os dias. Mas, caso você acrescente essas bebidas à sua dieta, o ideal é alternar sempre os ingredientes. Dessa forma, você garante a ingestão de nutrientes diferentes vindo das frutas, verduras e legumes selecionados.

Então, para consumir sucos detox, esteja atento a alguns pontos. Consuma as bebidas ao longo do dia ou pela manhã, mas nunca substitua uma refeição completa.

E, caso utilize frutas em seu preparo, consuma o suco imediatamente. Assim, você evita a perda de nutrientes. Se você ainda está lutando para tirar o açúcar de alguns momentos, experimente adoçar com uma colher de mel.

Suco detox emagrece mesmo?

Suco detox emagrece mesmo?

Sucos detox podem, sim, auxiliar no processo de perda de peso. Mas, como falamos, essas bebidas não possuem propriedades que nos fazem queimar gordura.

Os sucos detox ajudam contra a retenção de líquido e estimulam a excreção de toxinas. Assim, associar essas bebidas com um estilo de vida saudável é o que pode provocar a perda de peso.

Basicamente, sucos detox são bebidas feitas à base de frutas e vegetais. Apesar disso, mesmo que seja uma opção saudável de consumo, precisamos complementar os nutrientes com refeições completas, evitando exageros. Qualquer consumo deve ser equilibrado.

Caso você opte por tomar o suco detox pela manhã, em jejum, isso pode facilitar a absorção de nutrientes e acelerar o metabolismo. Por outro lado, caso você tome o suco detox à noite, o seu organismo elimina mais toxinas, porque nesse horário o fígado apresenta um melhor funcionamento.

20 receitas de sucos detox para você fazer em casa

20 receitas de sucos detox para você fazer em casa

Se você estiver pensando em começar a tomar sucos detox, podemos te ajudar. Aqui, fizemos uma seleção de 20 receitas de sucos detox para você fazer em casa. Assim, com a variedade de ingredientes, você garante a absorção de diferentes nutrientes.

Aqui, o modo de preparo é um só: coloque todos os ingredientes de cada receita em um liquidificador e bata bem. Por fim, acrescente gelo e se delicie com sabores únicos.

Confira as receitas abaixo:

1. Suco de couve, laranja e água de coco

1. Suco de couve, laranja e água de coco

Uma ótima opção para se refrescar em dias quentes, este suco traz os benefícios da laranja aliados aos benefícios da água de coco. Assim, essa bebida tem o potencial de diminuir o colesterol, o risco de pedras nos rins, além de ser rica em vitaminas, sais minerais, aminoácidos e antioxidantes.

Ingredientes: 1 folha de couve manteiga picada, 1 laranja, um pedaço pequeno de gengibre e 400 ml de água de coco.

2. Suco detox simples

Ingredientes: 6 folhas de alface, 1 limão, 2 laranjas, ½ copo de água.

3. Suco detox com morango

3. Suco com morango

Ingredientes: 8 morangos maduros, 1 beterraba, 1 cenoura e 2 laranjas.

4. Suco detox com melancia

4. Suco detox com melancia

O gengibre é um dos ingredientes mais utilizados em sucos detox. Isso porque ele possui gingerois, que têm propriedades digestivas. Assim, a planta é muito procurada para quem busca emagrecer. Além disso, o gengibre também pode ajudar a combater infecções e reduzir cólicas menstruais.

Ingredientes: 1 colher de chá de linhaça, 1 colher de chá de gengibre ralado, 3 fatias grandes e melancia.

5. Suco detox de pepino

5. Suco detox de pepino

O pepino é um grande aliado na dieta detox. Isso porque ele ajuda no processo de emagrecimento, por ser pobre em calorias, mas garantir a sensação de saciedade. Além disso, ele também é rico em minerais, como potássio e magnésio, melhorando a contração e saúde muscular. Rico em água, o pepino mantém a hidratação e auxilia na eliminação de toxinas.

Ingredientes: 1 pepino médio, 1 limão, 10 folhas de hortelã, 1 pedaço de gengibre e 1 litro de água.

6. Suco detox de abacaxi

6. Suco detox de abacaxi

Ingredientes: 1 copo de água, 3 rodelas de abacaxi e 1 colher de sopa de semente de chia.

7. Suco detox de salsa

. Suco de salsa

Aqui, a salsa é utilizada por suas propriedades diuréticas. Assim, ela auxilia na eliminação de toxinas e líquidos.

Ingredientes: 1 limão, 60g de salsa, 1 colher de sopa de semente de linhaça e 250 ml de água.

8. Suco de laranja com gengibre

8. Suco de laranja com gengibre

Ingredientes: 1 rodela de gengibre, 6 laranjas e 3 ramos de aipo.

9. Suco de berinjela com laranja

9. Suco de berinjela com laranja

Ingredientes: ½ berinjela sem casca e 3 laranjas.

10. Suco detox com melão

10. Suco detox com melão

Ingredientes: 300 ml de água, 1 fatia de melão amarelo, 1 fatia de abacaxi e 2 folhas de hortelã.

11. Suco detox de cenoura

11. Suco detox de cenoura

Ingredientes: 1 cenoura grande, 200 ml de água de coco, 1 colher de café de linhaça dourada e 1 fatia de abacaxi.

Rica em fibras dietéticas, a linhaça dourada pode ser sua companheira no processo de emagrecimento. Muito nutritiva, essa semente pode ajudar a melhorar o colesterol e ajudar a reduzir a pressão arterial. Por isso, é sempre lembrada em dietas e programas alimentares.

12. Suco detox com maçã

12. Suco detox com maçã

Ingredientes: 1 folha de couve, ½ limão, 1 pedaço de pepino japonês, 1 maçã picada e 2 xícaras de água de coco.

13. Suco detox com abacaxi

13. Suco detox com abacaxi

Ingredientes: 1 folha de couve, 1 rodela média de abacaxi, 4 folhas de hortelã e 1 xícara de água.

14. Suco detox com maracujá

14. Suco detox com maracujá

Ingredientes: 1 folha de couve, 3 colheres de polpa de maracujá, ½ cenoura picada e 1 xícara de água.

15. Suco detox de couve e limão

15. Suco detox de couve e limão

Ingredientes: 1 folha de couve, ½ limão, 1 pedaço pequeno de pepino sem casca, 1 maçã vermelha sem casca e 200 ml de água de coco.

16. Suco detox de uva com gengibre

16. Suco detox de uva com gengibre

Ingredientes: 200 ml de suco de uva integral, 1 limão, gengibre e canela.

17. Suco detox de kiwi

17. Suco detox de kiwi

Ingredientes: 250 ml de água de coco, 8 morangos, 2 kiwis e raspas de gengibre.

18. Suco de cenoura com maçã

18. Suco de cenoura com maçã

Ingredientes: ½ cenoura, 1 maçã, ½ pepino, 1 colher de sopa de chia, 1 folha de couve e 200 ml de água de coco.

19. Suco detox de mamão

19. Suco detox de mamão

Ingredientes: 2 punhados de salsinha, 1 xícara de mamão, 2 xícaras de abacaxi e ½ copo de água.

20. Suco detox de repolho roxo

20. Suco detox de repolho roxo

Ingredientes: 2 folhas de repolho roxo, 1 maracujá e 400 ml de água.

O repolho roxo é pouco calórico, e por isso costuma ser amplamente utilizado em programas alimentares de dietas detox. Além disso, ele se apresenta como uma excelente fonte de vitamina C. Rico em fibras, o repolho roxo auxilia no fortalecimento do sistema imune, e também possui forte poder cicatrizante.

Quais os benefícios da couve no suco detox?

Quais os benefícios da couve no suco detox?

Grande parte das receitas de sucos detox levam couve. Isso porque a couve é uma planta comestível, que oferece diferentes nutrientes ao nosso organismo.

Entre seus principais componentes, estão a vitamina A e C, além de minerais como potássio, cálcio e ferro. Além disso, a couve é um legume extremamente versátil, podendo ser consumido tanto fresco quanto cozido – além de ser usado como ingrediente principal em sucos detox.

Entre os principais benefícios da couve, confira algumas vantagens abaixo:

  • Sistema imune: A couve é rica em vitaminas do complexo C e B. Por isso, o seu consumo pode ajudar com que aumentemos células defensivas no corpo;
  • Inchaço: A couve é rica em antioxidantes. Por isso, ela pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e transtornos de intestino;
  • Baixa caloria: A couve é um legume de baixa caloria, e por isso é tão utilizada em dietas com o objetivo de perda de peso;
  • Flora intestinal: Rica em fibras, a couve pode favorecer os movimentos intestinais e regular o intestino;
  • Retenção de líquidos: A couve é rica em água e por isso estimula a eliminação de urina, reduzindo o inchaço.

            Esses foram alguns dos principais benefícios da couve, que também pode ajudar a reduzir os nossos níveis de colesterol, por sua quantidade de fibras, bem como contribuir para a regulação da pressão sanguínea.

O que é a dieta detox?

O que é a dieta detox?

A dieta detox é chamada assim justamente por ser desintoxicante. O nosso organismo tem um filtro que elimina toxinas, e faz com que elas se tornem hidrossolúveis, facilitando essa excreção. Por outro lado, o objetivo da dieta detox é consumir alimentos mais próximos do natural, como uma espécie de ingestão de “alimentos limpos”.

A ideia da dieta detox é diminuir a ingestão calórica. E, para isso, basear o cardápio apenas em alimentos considerados saudáveis. Geralmente, processados e industrializados são completamente banidos do cardápio. Assim, a dieta detox costuma incluir refeições baseadas em sucos e sopas.

Quais são os benefícios da dieta detox?

Quais são os benefícios da dieta detox?

O grande objetivo da dieta detox é ajudar o corpo a eliminar toxinas. Além disso, quem segue essa dieta costuma buscar a perda de peso. Por isso, essa dieta reduz o consumo de calorias, e investe em alimentos de origem vegetal.

Uma dieta detox pode reduzir a quantidade de radicais livres em nosso corpo, responsáveis pelo envelhecimento das células. Além disso, também podemos sentir uma redução de inchaço e do excesso de oleosidade da pele.

A dieta detox pode auxiliar o processo digestivo, e por ser rica em alimentos antioxidantes, também favorecemos a eliminação de líquidos.

Mas, afinal, quais são os efeitos do suco detox?

Mas, afinal, quais são os efeitos do suco detox?

Adicionar o suco detox ao seu programa alimentar pode te ajudar a eliminar toxinas e emagrecer. Esses são os principais motivos pelos quais as pessoas buscam essas bebidas.

Além disso, outros efeitos diretos do suco detox são a melhora da pele e do controle do apetite. Afinal, as fibras dos vegetais e das frutas podem garantir uma maior saciedade.

Além disso, essas mesmas fibras também favorecem uma digestão mais lenta. Assim, não absorvemos todo o açúcar dos alimentos de uma vez. Por isso, os sucos melhoram a qualidade da flora intestinal e nos deixam mais dispostos.

Quanto tempo depois dos sucos para ter resultado?

Quanto tempo depois dos sucos para ter resultado?

Adicionar sucos detox em sua programação alimentar é diferente de uma dieta detox. Esta deve ser sempre administrada como algo de curta duração.

Mas, é importante alertar: nunca comece uma dieta sem antes consultar um nutricionista e realizar todos os exames para avaliação nas suas necessidades individuais.

Dito isso, dietas detox não podem ser estendidas. Como elas se baseiam em sucos e sopas, faltam nutrientes para absorção do organismo. A dieta detox deve ser vista como um momento de limpeza do organismo, e deve acontecer durante um período específico.

Do contrário, na insistência de uma rotina detox, a pessoa pode começar a apresentar mal-estar. Além disso, dores de cabeça e indisposição podem se tornar rotineiros. Isso por conta do prejuízo de formação de hormônios e da baixa densidade calórica consumida durante esse tipo de regime alimentar.

Quantos quilos posso emagrecer com sucos detox?

Quantos quilos posso emagrecer

Os sucos detox tiveram o auge de sua fama e consumo anos atrás, quando celebridades propagavam os benefícios dessas bebidas. Nesse período, o consumo de sucos detox aliado a um estilo de vida saudável registravam perdas de peso de 5kg ao mês entre mulheres.

Gostou do artigo de hoje 5 passos para melhorar a qualidade dos seus cabelos? Deixe seu comentário, compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir e siga nosso instagram > DETOX HOJE

DESINCHÁS: TRATAMENTO NATURAL E EFICAZ PARA VOCÊ DESINCHAR CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Sobre o Autor

Fabricio
Fabricio

Fabrício Policarpo é apaixonado por vida saudável e adora pedalar, praticar atividades físicas e se alimentar bem. É o fundador do Blog Detox Hoje, que nasceu devido a necessidade por informações de qualidade sobre saúde, bem estar e emagrecimento saudável que as pessoas estão precisando nos tempos modernos onde cada vez mais o número de pessoas acima do peso está aumentando. Nos tempos atuais até crianças estão tendo problemas com a obesidade e também com doenças mais graves como o câncer devido ao estilo de vida moderno e também problemas respiratórios devido a poluição. O Detox Hoje foi criado para ajudar o maior número de pessoas possível a obterem uma saúde e estética melhores. E seguindo as dicas e recomendações aqui passadas com certeza você vai conseguir obter excelentes resultados. Não esqueça de ativar as notificações para que você não perca novos artigos no blog.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *