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Como perder barriga

Como perder barriga

A barriga é uma das partes do corpo que mais geram desconforto quando você não está na melhor forma física. Naturalmente, ela é uma das regiões que mais aparecem em qualquer roupa.

Com isso, ao se encontrar acima do peso, grande parte das pessoas foca, primeiro, em perder barriga e, posteriormente, harmonizar o corpo como um todo para chegar no peso ideal com uma boa aparência.

Entretanto, mesmo com o foco nesta parte do corpo, eliminar a gordura abdominal não é tão fácil. Diversos fatores influenciam nesta missão, incluindo aspectos genéticos e possíveis problemas de saúde.

Para isso, os cuidados com a barriga devem partir de todos os lados, desde a alimentação até a rotina diária de atividades físicas. Aliar uma reeducação alimentar com um ciclo de exercícios pode ser a receita perfeita para perder barriga.

Problemas causados pela gordura abdominal

Além do aspecto estético, a saúde está em jogo quando se fala de gordura abdominal. O acúmulo de tecido adiposo nessa região pode ocasionar problemas de saúde que precisam de atenção.

Quando a gordura acumulada no abdômen é visceral, ou seja, envolta nos órgãos, essa atenção precisa ser redobrada. Perder barriga se torna uma questão de prevenção de complicações como doenças cardíacas.

Além do risco ao bom funcionamento do coração, o corpo pode sofrer distúrbios na produção de insulina, podendo ocasionar diabetes e outras enfermidades relacionadas à circulação e ao índice glicêmico do sangue.

Portanto, se você pretende perder barriga apenas pelo aspecto estético, lembre-se que a sua preocupação deve ir além e um acompanhamento médico é primordial.

Pessoas com altas taxas de gordura abdominal estão mais suscetíveis a infartos e outros problemas cardíacos. Além disso, quando a gordura se acumula na corrente sanguínea, outras complicações podem aparecer.

Exames de rotina e o acompanhamento de um endocrinologista são medidas preventivas muito importantes se você deseja manter a sua saúde em dia e não adquirir possíveis agravantes que afetem a sua qualidade de vida.

Alimentos que fazem você adquirir barriga

A alimentação é um dos principais fatores que influenciam na formação ou não de gordura na região abdominal. Se você quer perder barriga, as primeiras mudanças precisam ser nos seus hábitos alimentares.

Comer bem e corretamente são os primeiros passos para eliminar estas gorduras localizadas e garantir que a sua saúde não será afetada. Por isso, separamos alguns alimentos que podem ser substituídos na sua alimentação.

Pães

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Cada vez mais, o pão está sendo enxergado como um vilão nos hábitos alimentares de qualquer pessoa e os motivos são muitos. O primeiro deles é o fato de elevar o índice glicêmico, podendo causar diabetes.

A sua versão mais tradicional, o pão branco, é ainda pior, pois não possui fibras e é composto por farinha processada, ou seja, carboidrato na sua mais pura forma. Estes fatores não geram a sensação de saciedade e ocasionam inchaço.

Naturalmente, este inchaço pode se concentrar na região abdominal, pois o consumo de carboidratos sem o consumo energético suficiente gera maiores taxas de gordura no organismo.

Ainda que possua a sua versão integral, a maioria dos pães possui glúten, uma proteína que, quando consumida em excesso, também pode gerar problemas de saúde ao indivíduo.

O ideal é que todo tipo de pão seja consumido de forma reduzida e, preferencialmente, o tipo integral rico em fibras e grãos seja a preferência. Estes componentes auxiliarão na digestão e trarão maior sensação de saciedade.

Laticínios

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Os produtos lácteos, ou laticínios, reúnem discussões controversas há bastante tempo e existem considerações conflitantes sobre o seu impacto na saúde. A principal orientação é o consumo moderado deste tipo de alimento.

Parte dos especialistas afirma que as gorduras totais presentes nos lácteos pode causar, principalmente, problemas cardíacos, enquanto outra parte alega que não existe uma conexão forte entre este tipo de gordura e as anomalias circulatórias.

Entretanto, é fato que, assim como o feijão, os laticínios produzem gases no organismo, causando uma distensão abdominal e sendo influentes na aquisição de barriga.

Estes efeitos são potencializados no caso de pessoas com intolerâncias, como por exemplo, a intolerância à lactose. Nestes casos, a produção de gases, a flatulência e a diarreia são mais fortes e mais incômodas.

Uma alternativa a este tipo de alimento, para que não seja consumido em excesso, são os leites de quinoa e de soja.

Açúcar

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Junto com os pães, o açúcar é um dos principais vilões desta lista. Causando diversas alterações no organismo, uma das principais ações do açúcar é a liberação de insulina que prova no corpo.

Com a elevação do índice glicêmico, nosso organismo tende a produzir mais insulina, entretanto, em pouco tempo este índice despenca e o excesso de insulina pode gerar acúmulo de gordura.

Além disso, as propriedades viciantes do açúcar também geram a sensação de “querer mais”. É notória a dificuldade de comer só um chocolatinho, não é? Basicamente, o consumo de açúcar causa um efeito dominó no nosso organismo.

Ainda sobre as propriedades viciantes deste item, a falta de açúcar gera abstinência no corpo humano, fazendo com que este peça por mais, ocasionando o consumo compulsivo de gordura.

Ademais, outros fatores também são ocasionados pelo açúcar, como envelhecimento, enfraquecimento do sistema imunológico, alterações intracelulares, entre outros.

Refrigerante

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Provavelmente, ao pensar no refrigerante, você fez a associação do mesmo com o açúcar e, logo, pode constatar que ele gera, no organismo, tudo que foi supracitado.

Se você pensou isso, está correto, entretanto, o refrigerante possui ainda mais contraindicações, até mesmo nas suas versões diet e zero. Estas, por sinal, possuem adoçantes artificiais que também são prejudiciais.

Assim como o açúcar, estes adoçantes também geram a liberação de insulina pelo corpo e causam sensações de ansiedade e abstinência. Na prática, seus efeitos são semelhantes ao açúcar, mesmo não sendo a mesma coisa.

Além disso, a presença dos gases no refrigerante também é um fator agravante para o consumo deste tipo de bebida. Estes gases causam a sensação de inchaço no organismo e contribuem para o aparecimento de celulites, por exemplo.

Se o seu objetivo é perder barriga, deixar os refrigerantes de lado é uma tarefa necessária, mesmo que difícil. Opte por alternativas mais naturais, como sucos direto da fruta e água, principalmente.

Bebidas alcoólicas

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Os impactos da bebida alcoólica no organismo são diversos. Além dos psicológicos, o álcool causa outras anomalias no corpo, que passa a se comportar diferente e sair da sua rota de metabolização normal.

Um exemplo disso é o efeito no fígado. Ao consumir álcool, o fígado passa a dedicar o seu trabalho apenas para a filtragem do álcool no sangue, deixando de lado outras gorduras que podem ser consumidas junto com a bebida.

Quando se fala em barriga, sem dúvidas, a cerveja é a bebida mais lembrada, entretanto, não é só ela que gera o acúmulo de gordura abdominal. Qualquer bebida alcoólica causa esse efeito no organismo.

Além do impacto no fígado, o álcool também causa desequilíbrios na flora intestinal e gera o acúmulo de mucosas no intestino. Este fenômeno também pode potencializar o aumento da barriga.

Assim como no caso do açúcar, as bebidas alcoólicas dificilmente são consumidas em pequenas quantidades, o que agrava os problemas gerados por estas substâncias no corpo humano.

Com isso, diferente do açúcar, a bebida alcoólica não pode ser substituída para uma opção mais saudável (naturalmente, não consumir é a opção mais saudável), o ideal é reduzir o seu consumo para amenizar os problemas.

O que fazer para perder barriga?

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Depois de entender quais são os principais vilões na sua alimentação, é necessário entender o que precisa ser feito para perder barriga, além de substituir ou diminuir o consumo dos alimentos previamente citados.

Obviamente, perder barriga não é uma tarefa fácil, você precisará de disciplina e de consistência para realizar um trabalho contínuo e duradouro que gerará os resultados desejados. Entretanto, é preciso dedicação e paciência.

Não pense que a sua barriga será eliminada em pouco tempo, alinhe as expectativas e trabalhe duro com exercícios físicos e uma alimentação saudável.

Exercícios aeróbicos

Começando com exercícios mais acessíveis a qualquer pessoa, a perda de barriga pode ser iniciada com atividades como correr, caminhar, pular corda, entre outras que exijam um alto índice de consumo de energia.

O ideal é que estes exercícios sejam iniciados com uma intensidade menor, visando a adaptação e o ganho de resistência do corpo, até atingir uma intensidade mais alta, potencializando a queima de calorias.

Além das atividades “ao ar livre”, você também pode optar por programas de academia como Zumba, Spinning, Jump, entre outros que elevam o nível de intensidade e colocam qualquer um para suar em períodos entre 30 e 60 minutos.

Além disso, treinos aeróbicos podem ser executados nos intervalos dos treinos de força por exemplo, otimizando o tempo de treino e colocando todos os grupos musculares para trabalhar.

É comum que estas atividades trabalhem diversos grupos, com foco principal nas pernas e no abdômen. Se você deseja perder barriga, nada melhor do que fortalecer a região abdominal.

Treinos de abdômen

Não basta perder barriga, é preciso fortalecer a região abdominal e buscar a modelagem dos músculos do abdômen. Aliar os treinos aeróbicos com os de fortalecimento é a receita perfeita para um emagrecimento otimizado.

Além de diminuir a taxa de gordura, você pode fazer alguns treinamentos para fortalecer os músculos e buscar os tão sonhados “gominhos”.

Aproveite para fortalecer o abdômen durante todo o seu treino na academia ou fora dela. Procure realizar os exercícios com o abdômen contraído, assim, você estará exercitando-o mesmo que ele não seja o grupo de foco.

Outro ponto importante no fortalecimento do abdômen é a variação de exercícios, buscando trabalhar a parte superior, inferior e as laterais, também chamadas de oblíquo.

Treinar o abdômen com um todo é essencial para perder barriga e, ao mesmo tempo, definir a região e melhorar ainda mais o aspecto estético.

Alimentação saudável

Chega a ser clichê falar sobre alimentação saudável em qualquer tema relacionado à saúde e à qualidade de vida. Alimentar-se bem é uma premissa para qualquer pessoa que deseja levar uma vida saudável.

Quando falamos em redução da gordura abdominal, a alimentação se torna ainda mais importante, afinal, de nada adianta você entregar todas as suas forças na academia e, após isso, comer um lanche grande e gorduroso.

Procure o auxílio de um profissional da área e adquira um programa de alimentação que preveja os tipos de alimentos a serem consumidos e as quantidades ideais.

Assim, o seu balanceamento nutricional estará em dia, você não terá problemas de falta de nutrientes e poderá potencializar ainda mais a sua rotina de treinos. Os resultados da academia dependem diretamente da sua alimentação.

Além disso, os alimentos vilões da sua barriga que foram citados acima (ou os seus substitutos) podem estar previstos no seu planejamento alimentar. Assim, você não precisará fazer restrições rígidas, basta ter disciplina.

Natação

Um dos principais esportes para elevar os níveis de consumo energético. A natação possui um papel semelhante aos outros esportes na vida de quem deseja perder barriga, entretanto, a água será uma fiel aliada.

O esforço dedicado dentro d’água é, na maioria das vezes, maior do que quando fazemos atividades fora dela. Com isso, o seu corpo precisará de mais energia, consumirá mais calorias e conseguirá eliminar a gordura abdominal.

Desta forma, ficará muito mais fácil diminuir a barriga aliando a natação à alimentação saudável e outras atividades físicas, como a academia. Se você está em busca de um esporte para emagrecimento, a natação é uma excelente opção.

Conclusão

Perder barriga não é uma tarefa fácil, entretanto, com o auxílio de profissionais da área e bastante dedicação é possível realizar a eliminação da gordura abdominal e transformar a barriga em um abdômen sarado.

Como em qualquer planejamento que vise a melhoria da qualidade de vida, a alimentação e a prática de atividades físicas precisam ser figurinhas carimbadas na sua rotina.

Além disso, a realização destas atividades com constância aumentará a sua resistência física, melhorará o aspecto estético do seu corpo e colocará a sua saúde lá no topo.

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Sobre o Autor

Fabricio
Fabricio

Fabrício Policarpo é apaixonado por vida saudável e adora pedalar, praticar atividades físicas e se alimentar bem. É o fundador do Blog Detox Hoje, que nasceu devido a necessidade por informações de qualidade sobre saúde, bem estar e emagrecimento saudável que as pessoas estão precisando nos tempos modernos onde cada vez mais o número de pessoas acima do peso está aumentando. Nos tempos atuais até crianças estão tendo problemas com a obesidade e também com doenças mais graves como o câncer devido ao estilo de vida moderno e também problemas respiratórios devido a poluição. O Detox Hoje foi criado para ajudar o maior número de pessoas possível a obterem uma saúde e estética melhores. E seguindo as dicas e recomendações aqui passadas com certeza você vai conseguir obter excelentes resultados. Não esqueça de ativar as notificações para que você não perca novos artigos no blog.

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