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Como fazer a dieta low carb

Como fazer a dieta low carb

Aprender a como fazer a dieta low carb é o desejo de todo mundo que quer perder peso de maneira saudável e sensata, afinal essa é uma prática que faz muito bem para a saúde e é uma ótima auxiliar no emagrecimento.

Entretanto, o fato é que a maior parte das pessoas não faz nenhuma ideia do que seja uma dieta low carb, ou já ouviram falar a respeito dela, mas não entendem como colocá-la em prática.

Pensando nisso, nós resolvemos trazer esse artigo para mostrar tudo o que há de mais importante a respeito dessa dieta, incluindo o que ela é, os benefícios proporcionados e, é claro, como fazer a dieta low carb

Se você quiser saber de tudo sobre esse tipo de dieta, então não deixe de acompanhar esse artigo completo até o final.

Boa leitura!

Dieta low carb: O que é?

Vamos começar esse texto falando a respeito do que é a dieta low carb, o que é essencial para depois aprender como fazê-la.

A dieta low carb é um tipo de estratégia alimentar que tem como objetivo principal a redução no consumo de carboidratos na alimentação.

A orientação sobre a ingestão de carboidratos, feita inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de que ela seja de 50 até 60% de todas as calorias consumidas em um dia.

No caso da dieta low carb, a composição da dieta por parte desse nutriente cai de 45% até 5% do que é ingerido durante o dia.

A redução do consumo de carboidratos para menos de 40% de todas as calorias diárias é essencial para o emagrecimento, mas quantidades muito pequenas da ingestão desse nutriente, abaixo de 10%, pode não fazer tão bem à saúde.

Por isso, tão importante quanto realizar a redução na ingestão dos carboidratos para o emagrecimento e a manutenção da saúde é ter a noção de até quando essa diminuição no consumo é adequada e saudável.

O consumo dos carboidratos na dieta low carb deve sempre ser focado naqueles que são considerados como de baixo índice glicêmico (IG).

E o que isso significa?

Os alimentos com baixo IG são aqueles em que o carboidrato (glicose) é absorvido de forma mais lenta pelo organismo, evitando assim a ocorrência de picos de glicemia e de insulina.

Agora que você pôde ver um pouco mais a respeito do que é a dieta low carb, que está cada vez mais em alta em todo o mundo, é hora de entender quais os benefícios que ela proporciona para a saúde.

Benefícios da dieta low carb para a saúde

saúde e dieta lowcarb

Antes de seguirmos para como fazer a dieta low carb, é importante mostrar quais são os benefícios proporcionados por ela para quem a pratica.

Entre esses benefícios, podem ser citados:

  • Ajuda no controle e na regulação dos níveis de triglicerídeos e de colesterol
  • Ajuda a aumentar a quantidade de colesterol HDL (conhecido como “colesterol bom”) no organismo, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares
  • Aumenta a saciedade, devido ao aumento na quantidade de proteínas e gorduras consumidas
  • Ajuda no controle dos níveis de glicemia, o que é importante para controlar a diabetes e prevenir contra essa doença
  • Ajuda a regular o funcionamento intestinal, devido à alta quantidade de alimentos que são ricos em fibras
  • Auxilia na perda de peso, pelo aumento no consumo das fibras, controle glicêmico e redução do consumo calórico
  • Ajuda a desinchar o organismo e evita a retenção de líquidos, devido a maior produção de urina e a eliminação do excesso de líquidos que foram acumulados 

Isso tudo mostra como essa dieta é extremamente importante para a saúde, mas desde que ela seja feita da forma correta, evitando excessos que são cometidos, ainda, por algumas pessoas.

Entretanto, se os cuidados certos forem tomados é possível beneficiar-se muito dessa dieta, tanto para a perda de peso quanto para a saúde em geral.

Como fazer a dieta low carb: Aprenda!

Agora chegou o momento que você tanto esperou: o de aprender a como fazer a dieta low carb, o que é essencial para seu objetivo de perder peso.

Você vai ver como fazer essa dieta é muito mais fácil do que a maior parte das pessoas pensa e que um dos principais pilares é saber aquilo que é permitido e o que deve ser evitado.

Para que você possa fazer a dieta low carb, torna-se essencial retirar os alimentos que possuem carboidratos simples em sua composição da sua alimentação.

Entre esses alimentos, podem ser citados a farinha do tipo refinada, o açúcar cristal ou refinado, os doces (como chocolates, bolos, sonhos, biscoitos recheados) e os refrigerantes, apenas a título de exemplo geral.

Além disso, ainda é importante ressaltar que dependendo de quanto você vai consumir de carboidratos diariamente, torna-se essencial fazer a restrição também dos alimentos que possuem carboidratos complexos.

Podem ser citados, como exemplos desse tipo de alimento, o pão integral, o macarrão integral, o arroz integral e a aveia.

A quantidade de carboidratos que você irá eliminar da sua alimentação irá depender muito do seu metabolismo, por isso mesmo é importante contar com o auxílio de um profissional para lhe orientar.

Em geral, a nossa alimentação tradicional é bastante alta em termos de consumo de carboidratos, sendo ele em torno de 250 gramas por dia.

Assim, se você acabar tirando muitos carboidratos da alimentação de uma só vez, isso pode fazer com que surjam alguns efeitos colaterais, tais como dor de cabeça, irritação, mau-humor e até mesmo tonturas.

O ideal é que você vá reduzindo a quantidade de carboidratos consumida pouco a pouco, dando assim um maior tempo para que seu organismo possa se acostumar com o processo.

Um outro ponto importante de como fazer a dieta low carb diz respeito à quantidade de refeições que você vai consumir diariamente.

A dica é buscar fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches entre elas, de modo que você possa estar consumindo ao longo do dia porções pequenas de alimentos, sem passar fome.

Isso vai ajudar a manter sempre a saciedade e a reduzir a sensação de fome, o que irá lhe permitir consumir menos calorias ao longo do dia.

Alimentos na dieta low carb

dieta lowcarb

Você precisa entender agora, de forma geral, quais são os alimentos permitidos e proibidos na dieta low carb, o que vai lhe ajudar no momento de escolher aqueles que irá colocar na sua alimentação.

Portanto, a seguir mostraremos quais são eles para tornar mais fácil para você o momento da escolha.

Alimentos que são permitidos na low carb

alimentos lowcarb

Existem diversos alimentos que são permitidos na low carb e saber quais são eles é essencial para que você possa garantir que a sua alimentação realmente estará adequada com seus objetivos.

E quais são eles? A seguir, mostraremos uma lista para você com os principais:

  • Carne mais magras, como é o caso do frango e do peru, mas sem a pele
  • Os peixes de água fria e gordos, tais como salmão, sardinha e atum
  • Ovos
  • Queijo e outros laticínios (controle as quantidades consumidas)
  • Frutas e vegetais em quantidades bem pequenas e crus, de preferência, com bagaço e com casca, o que aumenta a quantidade existentes de fibra na alimentação, tornando maior a saciedade
  • Gorduras vegetais, como óleo de coco e azeite extra virgem
  • Manteiga
  • Oleaginosas (amêndoas, castanhas de caju, castanha-do-Pará, nozes, amendoim, avelã)
  • Sementes (linhaça, chia, gergelim, girassol)
  • Bebidas como café e chás, mas sem açúcar

Uma dica é estar substituindo o leite de vaca pelos leites vegetais, como o de amêndoas, castanhas ou mesmo o de coco, que têm menos carboidratos.

 

Alimentos que não são permitidos na dieta low carb

como fazer a dieta lowcarb

Agora é hora de saber quais alimentos você deve estar evitando na sua dieta low carb, pois possuem uma quantidade de carboidratos muito alta, o que atrapalham o objetivo.

Você deve sempre estar fazendo uma consulta sobre o rótulo do alimento que irá consumir para saber a quantidade dos carboidratos que possui.

A seguir, veja uma lista com alimentos que você deve evitar na sua dieta low carb:

  • Alimentos ricos em gorduras trans: como batata fria de pacote, comida pronta congelada e as margarinas
  • Alimentos ricos em açúcar: como os sucos de frutas industrializados, os refrigerantes, os chocolates, os bolos, os biscoitos e os sorvetes
  • Alimentos ricos em farinha: aqueles com trigo, com centeio ou com cevada, como os pães, os salgados e os biscoitos
  • As carnes processadas: como presunto, linguiça, salsicha, salame, mortadela e bacon
  • Alimentos com muito carboidratos como: arroz branco, farofa, cuscuz, macarrão normal e a tapioca

Conclusão

Como você viu, muitos querem fazer a dieta low carb, mas ainda há diversas dúvidas a respeito de como é que se coloca em prática essa ideia.

Neste texto, nós mostramos a você exatamente como se deve fazer uma dieta desse tipo da forma certa, garantindo assim que será possível alcançar os resultados desejados com o consumo dela.

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