Como aumentar a imunidade - www.detoxhoje.com.br

Como aumentar a imunidade

Como aumentar a imunidade

Aprender a como aumentar a imunidade é muito importante porque garante a você permanecer mais saudável e evitar o desenvolvimento de diferentes doenças.

O sistema imunológico atua como um verdadeiro escudo que protege o corpo contra doenças e ajuda a reagir contra aquelas que já estão instaladas, tais como as viroses, por exemplo.

Para que seja possível manter a imunidade em dia, há diversas dicas que você pode aprender e assim colocar em prática no seu dia a dia, de modo a conseguir fortalecer de verdade o sistema imunológico.

Entre essas dicas estão aumentar o consumo de alimentos que sejam ricos em vitaminas e em minerais, reduzir o consumo de alimentos industrializados, praticar exercícios físicos e regular o sono.

Como você pode notar, são dicas muito simples e fáceis de serem implementadas como hábitos diários, por isso é fácil conseguir aumentar a sua imunidade.

O ponto mais importante, ao final, é que você precisa manter um estilo de vida que seja totalmente saudável, sendo essa a estratégia mais eficaz para manter a imunidade aumentada e assim fortalecer o sistema de defesa natural do corpo.

Continue acompanhando esse texto até o final para que você possa aprender de vez a como aumentar a imunidade de maneira eficaz.

Boa leitura!

Faça o consumo de alimentos naturais ricos em nutrientes

A primeira dica de como aumentar a imunidade é através da alimentação, por meio do consumo de alimentos naturais e que são ricos em diversos nutrientes.

Entre os nutrientes importantes para consumir e manter a imunidade aumentada estão o selênio, o zinco, o ômega-3, além de diversas vitaminas, como a A, a E e a C.

Eles são importantes porque ajudam a produzir mais células de defesa do organismo, de maneira mais eficiente, deixando então seu sistema bem mais forte.

De todas as vitaminas, a vitamina C é aquela que apresenta uma maior eficácia quando o assunto é imunidade, por isso mesmo que consumir alimentos cítricos, tais como laranja, maracujá e limão é tão importante.

A seguir, você vai ver uma lista com os principais nutrientes que devem ser consumidos para fortalecer o sistema imunológico e os alimentos que são ricos em cada um deles:

  • Selênio: os alimentos que o contém em grandes quantidades são castanha-do-Pará, sementes de girassol, frango, gema de ovo e repolho
  • Zinco: os alimentos ricos nesse mineral são ostras, carne bovina, frango, peixe, peru, camarão, fígado, grãos integrais, oleaginosas (castanhas, amendoim, avelã)
  • Ômega-3: semente de chia, semente de linhaça, oleaginosas, peixes gordos (salmão, atum, sardinha)
  • Vitamina E: os alimentos com altas quantidades dessa vitamina são semente de girassol, oleaginosas, pistache, azeite de oliva, molho de tomate, manga, mamão e azeite de girassol
  • Vitamina A: manga, melão, pimentão vermelho, ovo, batata doce, cenoura, espinafre, brócolis, acelga
  • Vitamina C: os alimentos ricos são aqueles cítricos, como tangerina, laranja, limão, abacaxi, melão, manga, e outros tais como batata com casca, brócolis, tomate e melancia

Esses alimentos devem ser consumidos em alta quantidade, de maneira diária e também regular, para poder aumentar o sistema imune, de modo a garantir que ele sempre estará fortalecido.

Tome sol diariamente para ativar a vitamina D

Como aumentar a imunidade

A vitamina D é extremamente importante quando o assunto é imunidade e é por isso que você deve sempre procurar a principal fonte dela: o sol.

A indicação é de que você tome sol diariamente, sem usar protetor solar, por pelo menos 15 minutos, o que já é suficiente para ativar a vitamina D em seu organismo.

Procure tomar esse sol no período antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas, porque ele é melhor e menos prejudicial para a pele, afinal ninguém quer ter queimaduras nem sofrer com o envelhecimento precoce.

Se você colocar como hábito em sua vida essa prática fundamental, então vai poder garantir que o seu sistema imunológico estará sempre fortalecido, assim como os seus ossos.

Pratique exercícios físicos diariamente

Como aumentar a imunidade

Mais um hábito que deve ser colocado em prática diariamente é a prática de exercícios físicos, o que é importante para quem quer aumentar a imunidade, ainda mais considerando a quantidade de pessoas sedentárias no mundo.

Os exercícios físicos são importantes para o sistema imunológico porque ajudam na redução do estresse, ao mesmo tempo em que servem para aumentar a produção dos anticorpos.

Você não precisa sair de casa para exercitar-se, sendo possível fazer no conforto do seu lar, por pelo menos trinta minutos.

O melhor é que não existe apenas um único tipo de exercício que faça bem à saúde e ajude a fortalecer o sistema imunológico.

Isso significa que qualquer que seja o exercício escolhido, como yoga, caminhada ou natação, os efeitos benéficos para a imunidade serão os mesmos, mantendo você fortalecido e longe das doenças.

Caso você realmente não possa praticar em algum dia, as próprias tarefas domésticas, tais como lavar o seu banheiro ou varrer a sua casa, por exemplo, já ajudam a movimentar-se.

O intuito é conseguir aumentar a queima de calorias, reduzir o estresse e conseguir potencializar a produção de células de proteção do organismo.

Faça uma redução no consumo de industrializados

Voltando ao tópico da alimentação, anteriormente mostramos a você a importância que uma alimentação saudável possui para garantir o aumento da sua imunidade.

Por outro lado, alimentos que não são naturais e que são industrializados afetam muito o organismo, levando a uma baixa na imunidade, o que é bastante perigoso.

Tudo se deve aos diversos componentes prejudiciais à saúde que esse tipo de alimento possui, tais como os corantes e os conservantes, por exemplo.

Isso faz com que o organismo sofra constantemente com diversas infecções, o que contribui para uma redução na imunidade.

Assim, você deve parar de consumir alimentos diversos como:

Isso tudo faz muito mal à saúde e é por isso que se torna mais do que essencial evitar sempre o consumo desses alimentos.

Tenha cuidado com o seu sono

Muitas pessoas não sabem disso, mas o sono interfere de forma diretamente na imunidade e é por isso que você deve tomar bastante cuidado com ele.

Aquelas pessoas que possuem algum tipo de distúrbio do sono tendem a ter a imunidade mais baixa, por isso é extremamente importante tratar esse problema prioritariamente.

Você deve procurar dormir, pelo menos, de 8 a 10 horas todas as noites, e caso não possa, tende descansar ao máximo o corpo e a mente durante o período de sono.

É importante aprender a controlar as emoções para evitar a insônia, o medo, a ansiedade e o pânico, que tendem a surgir quando alguém dorme mal.

A forma de fazer isso é através da meditação e da yoga, que ajudam muito no controle da mente e das emoções, permitindo que você possa dormir melhor.

Quanto pior for o seu sono, então maior será a quantidade de cortisol que será produzida e, posteriormente, liberada no sangue, o que irá impactar de forma direta na sua imunidade.

Evite o consumo de álcool e do cigarro

Como aumentar a imunidade

Para finalizar com as dicas que ajudam a como aumentar a imunidade, trouxemos uma que é extremamente importante e que irá mudar a sua vida.

Você deve evitar o consumo de álcool e do cigarro para conseguir, dessa forma, manter o seu sistema imunológico fortalecido, além de manter o organismo mais saudável, evitando diversas doenças.

Esse tipo de droga, que é legalizada, é extremamente prejudicial ao organismo como um todo, vindo a causar problemas diversos com inflamações em diferentes órgãos, por exemplo.

Quem consome álcool tende a sofrer com inflamações no fígado e no pâncreas, ao mesmo tempo em que quem faz uso constante de cigarro tende a perder muito da capacidade respiratória.

As substâncias presentes nessas drogas acabam por afetar de forma direta na saúde de uma pessoa e, logo, a baixar os níveis da imunidade.

Portanto, a dica é que você corte de vez tanto o álcool quanto o cigarro, mas caso ache difícil, pode ir parando aos poucos, reduzindo a quantidade consumida até que consiga parar de uma vez por todas.

Isso irá ajudar muito a manter o seu organismo fortalecido e você poderá ter uma vida bem mais saudável!

Conclusão

Como você viu, aprender a como aumentar a imunidade é essencial para evitar o surgimento de doenças e ainda o agravamento daquelas já existentes, e há muitas dicas que ajudam a promover um aumento do sistema imunológico.

Neste texto, nós mostramos a você quais são essas dicas principais, como é o caso de manter uma alimentação adequada e balanceada, dormir bem todos os dias, tomar sol diariamente e ainda praticar exercícios físicos de forma regular.

Todos esses hábitos positivos que nós mostramos aqui deverão ser seguidos por você ao longo de toda a sua vida, e não apenas nos momentos em que estiver doente ou sentir que irá adoecer. Lembre-se disso!

Gostou do artigo de hoje sobre como aumentar a imunidade? Deixe seu comentário, compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir e siga nosso instagram > DETOX HOJE

DESINTOXIQUE SEU CORPO E PREVINA DOENÇAS CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Sobre o Autor

Fabricio
Fabricio

Fabrício Policarpo é apaixonado por vida saudável e adora pedalar, praticar atividades físicas e se alimentar bem. É o fundador do Blog Detox Hoje, que nasceu devido a necessidade por informações de qualidade sobre saúde, bem estar e emagrecimento saudável que as pessoas estão precisando nos tempos modernos onde cada vez mais o número de pessoas acima do peso está aumentando. Nos tempos atuais até crianças estão tendo problemas com a obesidade e também com doenças mais graves como o câncer devido ao estilo de vida moderno e também problemas respiratórios devido a poluição. O Detox Hoje foi criado para ajudar o maior número de pessoas possível a obterem uma saúde e estética melhores. E seguindo as dicas e recomendações aqui passadas com certeza você vai conseguir obter excelentes resultados. Não esqueça de ativar as notificações para que você não perca novos artigos no blog.

1 Comentário

  1. Parei com as bebidas alcoólicas ano passado e como mais verduras, legumes e frutas. E é verdade, a imunidade aumenta mesmo, parei de ter resfriados constantes e de me sentir mal


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *