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7 Passos para a perda de peso

7 Passos para a perda de peso

Muitas pessoas desejam emagrecer e para isso é necessário conhecer quais são mais adequados passos para a perda de peso.

Esses passos vão impedir que você tome decisões que possam não ser as mais saudáveis, como parar de alimentar-se corretamente, seja por acreditar em fórmulas mágicas ou em um alimento milagroso.

O que vai permitir que você possa perder de peso de forma eficaz é seguir os passos que irão levar seu organismo a queimar mais calorias do que são consumidas.

Isso significa ajustar os seus hábitos alimentares e começar a práticar exercícios físicos, o que é a única forma existente que traz resultados verdadeiros e consistentes no longo prazo.

Se o seu desejo é conhecer os principais passos para a perda de peso, de forma a colocá-los em prática hoje mesmo na sua vida, então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Boa leitura!

1- Faça algumas substituições

O primeiro passo para a perda de peso é muito mais simples do que você poderia imaginar: faça algumas substituições na sua alimentação.

A maior parte das pessoas faz consumo de alimentos que realmente são maléficos ao organismo e à perda de peso, como aqueles riscos em carboidratos e os industrializados, em geral.

Assim, você deve substituir, por exemplo, o glúten por alimentos que não possuam essa proteína, o que é essencial para melhorar a sua saúde.

A redução do consumo do glúten vai fazer que você deixe de comer farinha de trigo, que está presente na alimentação da maior parte dos brasileiros e que é extremamente inflamatória ao organismo.

Outra substituição que você deve fazer é reduzir o consumo de leite e cortar de vez da sua vida o açúcar, preferindo fazer uso de adoçantes que sejam à base de stévia, que é mais natural (o ideal, entretanto, é não utilizar nada para adoçar).

Uma outra dica essencial de substituição é você deixar de usar todos os tipos de óleos, seja de soja, canola ou girassol, por óleo de coco ou por azeite de oliva extra virgem, que são muito saudáveis e não são inflamatórios.

Por último, corte de vez o refrigerante da sua alimentação, substituindo-o por água ou, caso não consiga, primeiramente por um suco natural (sem açúcar).

As bebidas açucaradas são verdadeiras vilãs da perda de peso, além de serem muito inflamatórias, o que causa sérios problemas à saúde.

2- Consuma mais alimentos que aumentem a saciedade

Um outro passo importante que você deve seguir para conseguir perder peso de verdade é passar a consumir alimentos que ajudem a aumentar a saciedade, pois eles ajudam a reduzir a fome, logo também diminuem o consumo calórico.

As principais fontes de fibras são os cereais integrais, as leguminosas, as frutas e as verduras, além também das sementes (linhaça, chia, girassol).

Você deve passar a adicionar esses alimentos no seu dia a dia, nas mais diversas refeições, o que irá ajudar bastante a aumentar a saciedade.

É por isso que você deve, por exemplo, começar a refeição principal com um prato de salada de folhas, o que ajuda a reduzir a fome e faz com que você coma menos no prato principal.

São essas pequenas dicas, que mantêm a sua saúde também, que irão lhe permitir reduzir o consumo de calorias e vão lhe ajudar a perder peso.

3- Tome chás que lhe ajudem a emagrecer

O terceiro passo para a perda de peso é tomar chás que ajudem a emagrecer, e há muitas receitas que podem lhe auxiliar nesse objetivo.

Os chás para emagrecer podem agir de diversas formas, como aumentando os gastos calóricos, como é o caso dos termogênicos, ou ainda desinchando e diminuindo a retenção de líquidos, como é o caso dos detox.

Alguns dos principais chás que podem lhe auxiliar a emagrecer são:

  • O chá verde
  • O chá de canela
  • O chá de gengibre
  • O chá preto
  • O chá de hibisco
  • O chá de limão com hortelã

Você ainda pode combinar esses chás entre eles, para potencializar os efeitos e aumentar também o sabor deles, como fazer um chá verde com gengibre, por exemplo.

O fato é que ir adicionando essas bebidas no seu dia a dia, criando um hábito regular, vai permitir que você possa perder peso de verdade.

4- Consuma alimentos que ajudem a acelerar o metabolismo

Os alimentos termogênicos, ou com ação termogênica, são aqueles que fazem com que o organismo passe a trabalhar de maneira mais acelerada, sendo excelente para auxiliar na queima de calorias e de gorduras.

Consumi-los na sua dieta, junto com um cardápio balanceado e equilibrado, irá lhe auxiliar na potencialização da perda de peso, sendo então muito importante para você que tem esse objetivo.

Existem diversos alimentos que possuem essa ação e podem ajudar dessa forma na perda de peso, mas os principais são:

  • Pimenta vermelha
  • Gengibre
  • Canela
  • Café e chá verde (sem açúcar, claro)

5- Reduza o consumo de carboidratos

Passos para a perda de peso

Nós já mencionamos anteriormente como é importante cortar da sua vida o consumo de açúcar e de alimentos açucarados, agora vamos falar mais sobre como é importante reduzir o consumo de carboidratos em geral.

A maior parte das pessoas, atualmente, acaba consumindo altas quantidades de carboidratos diariamente, por diversas fontes alimentares, muitas delas pouco saudáveis.

Esse tipo de nutriente é importante porque promove energia e fibras (não no caso dos alimentos industrializados, claro), mas ao mesmo tempo podem acabar atrapalhando muito a perda de peso.

O consumo em excesso de carboidratos faz com que o seu organismo acabe transformando aquilo que não é usado em gordura, gerando então o aumento do peso, o que é um pesadelo para muitas pessoas.

Sendo assim, você deve reduzir o consumo de carboidratos na sua alimentação, podendo ou não, por exemplo, aderir à famosa dieta low carb, no qual há uma diminuição drástica da ingestão desses nutrientes

Seja como for, o fato é que qualquer redução no excesso de carboidratos consumidos já ajuda bastante na perda de peso para qualquer pessoa.

6- Evite o consumo das gorduras trans

Passos para a perda de peso

Mais um tipo de composto que você deve evitar na sua alimentação é a gordura trans, que pode ser encontrada, principalmente, nos alimentos industrializados, tais como margarina, biscoitos recheados, sorvetes, entalados e salgadinhos.

Os alimentos que contêm gordura trans levam a um aumento das quantidades de LDL (conhecido como “colesterol ruim”) e dos triglicerídeos, o que pode gerar sérios problemas de saúde, como os cardiovasculares.

Além disso, essa quantidade de triglicerídeos a mais vai ser armazenada no tecido adiposo, o que logo gera um aumento da gordura corporal e impede a perda de peso.

Dessa forma, se há um passo para a perda de peso que é essencial é trocar o consumo desses alimentos industrializados, ricos em gorduras trans, pelos alimentos mais saudáveis.

Você também deve consumir alimentos que tenham gorduras mais saudáveis, tais como o óleo de coco e o azeite de oliva extra virgem, que fazem muito bem à saúde.

7- Pratique exercícios físicos/atividades físicas

Passos para a perda de peso

Por último, um dos mais importantes passos para a perda de peso é praticar exercícios físicos/atividades físicas, saindo assim do sedentarismo, que é ruim para o peso e para a saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas estejam fazendo pelo menos 150 minutos de exercícios de forma moderada a cada semana, o que daria em torno de 30 minutos por 5 dias em uma semana.

Entretanto, essa está longe de ser a realidade de todos, muito pelo contrário, a quantidade de pessoas sedentárias ainda é alta, o que é um risco não só para o emagrecimento, mas também para a saúde delas.

Se você deseja alcançar o desejado emagrecimento, então não há dúvidas de que praticar exercícios físicos deve fazer parte da sua rotina diária.

Caso você esteja há muito tempo sedentário, a dica é sempre começar aos poucos e ir aumentando o ritmo, o que reduz qualquer tipo de risco para sua saúde cardíaca e a chance de lesões musculares.

Você deve procurar por atividades como caminhadas, inicialmente pelo menos, corridas, ciclismo/pedalada e natação, por exemplo, que são atividades físicas que ajudam muito na queima de gordura corporal.

Isso não significa que você não possa praticar musculação para perder peso, pelo contrário, é extremamente importante criar músculos no corpo, pois quanto mais tiver, maior será seu gasto calórico.

Sendo assim, o melhor seria uma alternância entre a prática de exercícios cardiorrespiratórios com aqueles de força, potencializando assim os seus resultados.

Conclusão

Como você viu, muitas pessoas desejam emagrecer de verdade e para isso elas buscam diversas dicas que encontram, nem todas saudáveis ou eficazes.

Neste texto, nós mostramos a você alguns passos que realmente poderão lhe auxiliar em uma perda de peso real, e sem prejudicar a sua saúde, permitindo que seja possível alcançar os objetivos estipulados com maior facilidade.

Comece hoje mesmo a colocar todos esses passos na sua rotina diária para perder peso de verdade!

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Sobre o Autor

Fabricio
Fabricio

Fabrício Policarpo é apaixonado por vida saudável e adora pedalar, praticar atividades físicas e se alimentar bem. É o fundador do Blog Detox Hoje, que nasceu devido a necessidade por informações de qualidade sobre saúde, bem estar e emagrecimento saudável que as pessoas estão precisando nos tempos modernos onde cada vez mais o número de pessoas acima do peso está aumentando. Nos tempos atuais até crianças estão tendo problemas com a obesidade e também com doenças mais graves como o câncer devido ao estilo de vida moderno e também problemas respiratórios devido a poluição. O Detox Hoje foi criado para ajudar o maior número de pessoas possível a obterem uma saúde e estética melhores. E seguindo as dicas e recomendações aqui passadas com certeza você vai conseguir obter excelentes resultados. Não esqueça de ativar as notificações para que você não perca novos artigos no blog.

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