7 Alimentos que ajudam a prevenir o câncer - www.detoxhoje.com.br

7 Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

7 Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Os alimentos que ajudam a prevenir o câncer, quando consumidos na alimentação diariamente, podem trazer muitos benefícios à saúde de qualquer pessoa.

Como sabemos, os casos de câncer aumentam a cada ano que passa e muitos deles estão diretamente relacionados a uma alimentação desbalanceada, com excesso de alimentos prejudiciais e a escassez de bons alimentos.

Assim, quanto mais você souber a respeito dos alimentos que ajudam a prevenir o câncer, mais fácil vai ser conseguir manter seu organismo protegido contra o desenvolvimento dessas doenças.

Entre os alimentos que possuem esses benefícios estão as frutas e os vegetais, muito por conta de todas as vitaminas e minerais que possuem, como as oleaginosas e os peixes gordos, devido ao selênio e ao ômega-3.

Todos esses alimentos que possuem ação anticancerígena a têm por causa do alto poder antioxidante que eles possuem no organismo.

Isso faz com que as células estejam protegidas contra os danos que podem ser ocasionados pelos radicais livres, conseguindo assim proteger ou inibir completamente a oxidação delas.

Além disso, as substâncias presentes nesses alimentos ainda ajudam a evitar possíveis mutações que ocorrem no DNA dessas células, que podem levar ao desenvolvimento de tumores.

Visto tudo isso, é hora de finalmente entender quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

Continue acompanhando o texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

1- Espinafre

O primeiro alimento a ser visto aqui para que seja possível prevenir contra o desenvolvimento do câncer é o espinafre.

O espinafre faz parte do grupo dos vegetais verde-escuros, que são extremamente benéficos para a saúde em geral, sob diversos aspectos.

No caso do espinafre, o seu papel mais importante está relacionado, justamente, à prevenção contra o câncer, devido ao fato de ele ser extremamente rico em vitamina E e em ácido fólico.

A vitamina E trata-se de uma substância que atua como um ótimo antioxidante, ajudando no combate contra os radicais livres, causadores de danos ao DNA celular, podendo levar ao desenvolvimento do câncer.

Segundo pesquisas realizadas, a vitamina E trata-se de uma das mais potentes substâncias antioxidantes contra o câncer de próstata.

O outro nutriente potente do espinafre é o ácido fólico, e quando há insuficiência dele no organismo, há riscos bem maiores do desenvolvimento dos tumores.

Isso acontece porque ele é extremamente essencial para que as enzimas que ajudam a manter o DNA celular possam funcionar adequadamente.

A ingestão do ácido fólico nas quantidades consideradas como sendo suficientes ajudam o corpo no combate contra a formação das células que são defeituosas e que poderiam vir a tornar-se malignas.

2- Castanha-do-Pará

A castanha-do-Pará trata-se um alimento rico em um nutriente que já foi citado no início desse artigo como potencialmente anticancerígeno: o selênio.

O selênio é um mineral com enorme poder antioxidante, podendo vir a combater os radicais livres, que podem ligar-se ao DNA das células.

Dessa forma, ele ajuda a combater os danos ao esse material genético, evitando então a formação do câncer.

Apenas para se ter uma ideia de quão rica essa oleaginosa é em selênio, o consumo de apenas uma castanha-do-Pará diariamente já é suficiente para suprir todas as necessidades do dia de selênio.

Por isso mesmo é que não é recomendado que se consuma mais do que duas castanhas desse tipo por dia, evitando assim o acúmulo de selênio nos tecidos, o que é algo prejudicial.

3- Tomate

O tomate é o terceiro alimento da lista daqueles que ajudam na prevenção do câncer e ele é benéfico devido às altas concentrações da substância licopeno em sua composição.

O licopeno trata-se de um antioxidante que tem um excelente poder para reparar danos ocasionados pelos radicais livres sobre as células, estando presente também na goiaba e na melancia.

Esse antioxidante é um aliado poderosíssimo para prevenir dois tipos muito comuns de câncer: o câncer de mama e o câncer de próstata.

4- Salmão

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

O salmão, assim como outros peixes de água fria e profunda, como é o caso da sardinha, do robalo e do atum, são essenciais como alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

O poder preventivo deles se dá, justamente, pelo fato de eles serem peixes gordurosos, sendo então ricos em gorduras insaturadas, benéficas ao organismo.

O salmão e esses outros peixes são ricos em ômega-3, que é um ácido graxo que tem poder antioxidante, reduzindo os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e sendo benéfico para a saúde do cérebro, por exemplo.

O ômega-3 ainda é importantíssimo contra o câncer por conta da prevenção que ele promove contra o envelhecimento precoce ocorrido nas células, fazendo então com que elas não passem a se reproduzir de maneira não saudável.

Portanto, quanto maior for a ingestão do ômega3-, menos é o risco de que células com defeitos venham a ser formadas, pois são elas que podem tornar-se malignas e levarem ao desenvolvimento do câncer.

O consumo do salmão e de outros peixes gordurosos deve ser feito de maneira moderada, devido ao fato de que um excesso no consumo de ômega-3, seja pela alimentação ou suplementação, tem um efeito reverso.

Ele favorece o desenvolvimento ou ainda pode vir a agravar o quadro de câncer de próstata, o que é um enorme problema.

5- Vegetais roxos

Em termos de grupos alimentares, os vegetais roxos (além dos vermelhos, azuis ou rosas) são ricos nas antocianinas, que são substâncias com poder antioxidante e que ajudam a proteger o DNA celular.

Assim, o DNA não tem o risco de vir a sofrer com alterações, que podem ocasionar a má formação que leva ao surgimento de tumores.

As antocianinas ainda possuem uma excelente ação anti-inflamatória e têm efeitos prebióticos sobre o organismo, o que é benéfico de diferentes formas para manter a saúde e evitar o desenvolvimento de câncer.

Alguns dos alimentos onde essa substância está presente são: cebola roxa, beterraba, repolho roxo, rabanete, amora, açaí, framboesa, morango, mirtilo, uva, cereja e ameixa.

Você pode ir, portanto, alternando o consumo desses alimentos na sua dieta, de modo a que seja possível sempre estar variando o cardápio e ainda contando com o grande poder das antocianinas.

6- Chá verde

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Um alimento potente para prevenir o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que é benéfico de diversas outras formas para a saúde, é o chá verde.

Esse chá é extremamente rico nos chamados composto fenólicos, como é o caso das catequinas e dos flavonoides, atuando assim como anti-inflamatórios e como antioxidante.

Isso faz com que ele estimule a apoptose celular, que nada mais é do que a morte celular programada de células que têm algum tipo de alteração no seu funcionamento.

As catequinas ajudam na redução da proliferação dos vasos sanguíneos que chegam até o tumor, o que é importante para auxiliar a prevenir o crescimento deles.

Assim, é possível prevenir diferentes tipos de câncer através do consumo de forma constante do chá verde, como é o caso do câncer de mama, do câncer de ovário, do câncer de próstata e do câncer de bexiga.

Essas catequinas que são encontradas no chá verde também estão presentes no chá branco, visto que os dois derivam da mesma planta, que é a Camellia sinensis.

Portanto, você deve incluir esses alimentos que ajudam a prevenir o câncer hoje mesmo em sua alimentação.

7- Alho

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Talvez poucas pessoas saibam, mas o alho é um ótimo alimento que ajuda a prevenir o câncer, por isso mesmo é tão importante fazer seu uso diariamente.

O alho, ao ser amassado, produz uma redação química que é responsável pela origem de uma substância altamente potente para ajudar na redução do crescimento e por provocar a morte das células com defeitos.

Essas células defeituosas, quando mortas, evitam que elas venham a formar um tumor maligno, levando ao desenvolvimento de algum tipo de câncer.

Além da alicina, o alho é também rico em outras substâncias que possuem um alto poder anticâncer, como é o caso da vitamina C, da vitamina B6, do selênio e do manganês.

Todos eles têm um enorme potencial antioxidante, o que ajuda no combate contra os danos às células que podem ser ocasionados pelos radicais livres.

O consumo de alho ajuda na redução dos riscos do desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, como o de estômago, de esôfago e de intestino, por exemplo.

Conclusão

Como você viu, é muito importante conhecer aqueles alimentos que ajudam a prevenir o câncer, para que seja feito o consumo deles e se reduza os riscos do desenvolvimento dessa doença.

Neste texto, nós mostramos a você quais são os principais alimentos que fazem parte dessa lista e que são anticâncer, para que seja possível adicioná-los hoje mesmo à sua alimentação.

Lembre-se sempre que esses alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer possuem efeitos positivos apenas quando são incluídos em uma alimentação saudável, e quando estão associados aos hábitos de vida saudáveis.

Gostou do artigo de hoje sobre os 7 alimentos que ajudam a prevenir o câncer? Deixe seu comentário, compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir e não esqueça de seguir nosso instagram DETOX30DIAS77

Conheça os 11 ALIMENTOS QUE REDUZEM O COLESTEROL

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais ⬇⬇

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *