6 Passos para melhorar a qualidade da sua pele - www.detoxhoje.com.br

6 Passos para melhorar a qualidade da sua pele

6 Passos para melhorar a qualidade da sua pele

Cuidar da pele é uma prioridade cada vez mais presente na vida das pessoas. Entre as mulheres, essa prática é comum há bastante tempo, porém, ultimamente, os homens têm se importado mais com a sua aparência.

É nítida a preocupação de homens e mulheres em manter uma pele saudável e bonita. Desde a adolescência, a preocupação com a saúde da pele é uma realidade desde o aparecimento das primeiras espinhas.

Entretanto, o cuidado com a pele tem muito a ver com a alimentação e a rotina diária de cada pessoa. Além disso, a genética influencia muito sobre como o maior órgão do corpo humano se comporta.

Fatores como a exposição ao sol, à poluição e até a alimentação de cada pessoa influencia na beleza e na jovialidade da sua pele. Tudo isso pode e deve ser controlado, mantendo, sempre, uma boa aparência.

Neste artigo, trouxemos os principais cuidados que você precisa tomar para que a sua pele se mantenha bonita. Ademais, também vamos te mostrar quais são as práticas que mais a agridem e o que você precisa fazer para soluciona-las.

Principais hábitos que prejudicam a sua pele

Para manter uma pele saudável, é necessário entender o que mais a prejudica e o que você precisa fazer para mudar os seus costumes. Apesar de parecerem inofensivas, muitas coisas que fazemos prejudicam e muito a nossa pele.

Excesso de esfoliação

Sabemos que a pele é o maior órgão do corpo e, por ser o primeiro a estar exposto para o meio em que vivemos, ela se torna um defensor contra micro-organismos, substâncias e impurezas presentes no ar e nas superfícies.

Entretanto, quando esfoliamos excessivamente a nossa pele, acabamos removendo os seus principais mecanismos de defesa, principalmente o manto de lipídeos presente na sua superfície.

Com isso, estamos mais propensos a sermos vítimas de ressecamento e coceira, além de estamos mais vulneráveis à ação de fungos, bactérias e outros micro-organismos que chegam até a pele, podendo causar infecções, por exemplo.

Outro ponto importante sobre a esfoliação é que ela não deve ser feita diretamente sobre regiões que estão com acne na fase inflamada, com secreção. O ideal é que este procedimento seja feito apenas em regiões sem acne.

Utilização de produtos errados

Cada tipo de pele possui as suas particularidades e o tratamento para que ela fique bonita e brilhante deve ser preparado exclusivamente para as suas características. Utilizar produtos incorretos pode causar o efeito contrário.

Também chamado de efeito rebote, alguns produtos podem, em vez de deixar a sua pele mais bonita e protegida, sensibilizando-a excessivamente e causando ainda mais problemas.

Se você possui acne, não pode pensar exclusivamente nos produtos secativos. Sua pele precisa de hidratação para que ela se mantenha homogênea e não fique extremamente ressecada.

O mesmo vale para as pessoas que possuem melasma. A utilização excessiva de ácidos pode deixar a pele ultrassensível e a tornar vulnerável à ação de substâncias e micro-organismos presentes no ar.

Entenda qual o tipo da sua pele, quais são os problemas que está enfrentando e, com isso, encontre um profissional que recomende os produtos certos. Um dermatologista poderá te receitar o tratamento perfeito.

Beber pouca água

O consumo de água é essencial para a saúde do corpo como um todo, não somente para a pele. Pessoas que tomam pouca água tendem a possuir mais problemas na pele como acne e outras impurezas.

Porém, quando se fala no consumo de água, estamos falando exclusivamente da água no seu estado puro. Consumir outros líquidos como refrigerante, suco ou chá não é a mesma coisa.

Quando tomamos estes líquidos que contém água, mas não são puros, nosso corpo os digere como alimentos. Isso porque estes líquidos contêm açúcares e outras substâncias que fazem o nosso corpo metaboliza-los de forma diferente.

O ideal é que cada pessoa tome entre 2 e 3 litros de água por dia para que o organismo como um todo se mantenha hidratado. Com isso, a qualidade da sua pele, do seu cabelo e das suas unhas, por exemplo, será muito melhor.

Para saber se a quantidade de água que você está ingerindo é suficiente, a sua urina será um bom medidor. A coloração da urina indica, entre outras coisas, o nível de hidratação do seu corpo. Possuir a urina mais clara é o seu objetivo.

Menosprezar o intestino

A saúde do intestino é um grande diferencial para a qualidade da sua pele. Pessoas que não possuem um fluxo intestinal saudável tendem a ter mais problemas na pele e em diversos outras partes do corpo.

Por exemplo, quem possui prisão de ventre tende a desenvolver maior sensibilidade na pele e outros problemas como acne, Melasma, etc. O intestino é um dos principais órgãos para manter a sua pele em dia.

Tal papel se dá porque é pelo intestino que o nosso corpo absorve muitos nutrientes. Pessoas com prisão de ventre não possuem esse fluxo em dia, aumentando a produção de radicais livres e prejudicando a pele.

Além da pele, problemas intestinais ainda podem causar outras preocupações para o corpo como insônia, mal humor, depressão, etc.

Nos alimentos que consumimos, existe um aminoácido chamado triptofano. Ele é um dos responsáveis pela síntese de serotonina, o hormônio do prazer. Ou seja, quanto maior a quantidade de triptofano, mais felizes nós ficamos.

Menosprezar a serotonina

Sentimentos positivos, como felicidade e alegria, são extremamente importantes para a saúde da pele, principalmente pela produção de serotonina, um neurotransmissor que é importantíssimo para a qualidade da epiderme.

A falta de serotonina no corpo gera um efeito dominó que prejudica a pele. Com menos serotonina, tendemos a ficarmos mal-humorados e perdermos o sono. A insônia prejudica a produção do hormônio GH (crescimento).

Sem a produção do GH, nosso corpo também passa a produzir algumas substâncias que são extremamente importantes para a saúde da pele, como o colágeno e as fibras de sustentação.

Além disso, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), mais de 30% das doenças de pele (doenças cutâneas) são causadas por problemas emocionais. Depressão, ansiedade e estresse são as mais comuns.

Não dormir bem

Já falamos um pouco sobre o sono e a sua importância para a produção do hormônio GH, que influencia diretamente na produção do colágeno e das fibras de sustentação, substâncias importantes para manter a pele firme.

Além disso, o sono serve como um recarregador para o seu corpo e influencia no funcionamento do mesmo de modo geral. Noites de sono mal dormidas resultarão em dias menos alegres e você já sabe no que isso pode resultar.

Nosso corpo funciona de forma semelhante a uma bateria de celular. Quando não carregamos a sua capacidade completa repetidas vezes, o funcionamento da bateria é prejudicado e ela poderá apresentar problemas em breve.

Com o nosso corpo não é diferente. A falta de recuperação das energias e produção das substâncias durante o sono podem desencadear diversas doenças que farão total diferença no longo prazo.

Doces e carboidratos em excesso

O consumo excessivo de doces e carboidratos é um problema para a saúde como um todo. Os efeitos destes alimentos para a pele são, basicamente, uma consequência do comportamento do seu corpo em geral.

Consumir doces todos os dias, seja nas suas formas mais populares como chocolates e balas, seja diluído em outros líquidos como refrigerantes ou até mesmo no café, prejudica e muito a sua pele.

Tais alimentos são muito prejudiciais por aumentarem a produção de radicais livres e causarem uma inflamação no corpo. Estes dois fatores prejudicam a pele de forma direta e potencializam possíveis anomalias como acne e Melasma.

Principais passos que você deve seguir para manter a sua pele saudável

Entendendo os principais problemas que causam o envelhecimento, a sensibilização e prejudicam a sua pele, você precisa começar a entender o que fazer para soluciona-los.

Naturalmente, analisar os principais erros e fazer o contrário já é o mínimo a ser feito. Por exemplo, se a falta de água e de hidratação é um problema, você já sabe o que fazer para soluciona-lo, não é?

Entretanto, outros cuidados podem ser muito importantes para a saúde da sua pele e para a sua saúde em geral. A alimentação de qualidade é um dos, se não o principal, jeitos de você manter a sua pele jovem e bonita.

Higienize a pele com sabonete

A utilização do sabonete para remover as impurezas da pele é importantíssimo. Rotineiramente, lave o seu rosto com sabonete para que este produto faça a limpeza e prepare a sua pele para outros produtos que você utilizará em seguida.

É muito importante que você utilize um sabonete que seja ideal para o seu tipo de pele. Entenda que uma pele mais ressecada precisa de algumas substâncias que outros tipos de pele não precisam.

Da mesma forma, se você possui melasma, acne ou qualquer outra anomalia na pele, precisa encontrar um sabonete que te ajudará a agir contra estes problemas. O mais importante é utilizar o produto certo para o seu tipo de pele.

Utilize soro fisiológico

pele

O soro fisiológico é uma solução de água e cloreto de sódio que é absorvido de forma fácil pela pele e consegue eliminar impurezas de forma mais profunda que o sabonete.

Além disso, o soro fisiológico ainda possui outros benefícios quando aplicados na pele:

  • Limpar o cloro que permanece na pele após o contato com a água, principalmente da torneira e do chuveiro;
  • Hidratar a pele em todas as suas camadas;
  • Reduzir as olheiras;
  • Reduzir a oleosidade da sua pele.

Além da limpeza, o soro ainda possui outros minerais que não alteram o pH da pele e a entrega vários outros benefícios. O ideal é que ele seja utilizado durante 15 dias após ser aberto, pois, com o tempo vai perdendo seus sais e minerais.

Utilize água micelar

pele

Assim como o soro fisiológico, a água micelar também possui uma ação de limpeza mais profunda na pele. Sua composição funciona como uma esponja, absorvendo possíveis impurezas presentes na sua epiderme.

Além disso, ela ainda diminui a oleosidade sem a deixar ressecada. A composição deste produto faz com que a pele diminua a sua oleosidade e permaneça macia e suave.

É importante salientar, também, que a composição da água micelar é indicada para qualquer tipo de pele, ou seja, mesmo que a sua pele seja sensível ou ressecada, você poderá utilizar este produto para fazer a limpeza.

Utilize um tônico

pele

O tônico facial é outro produto de extrema importância para a limpeza da pele. Assim como a água micelar, ele age de forma profunda, sem aumentar a produção de sebo e impedindo a pele de ficar oleosa.

Outro benefício deste produto é a preparação que ele faz para que a pele receba o hidratante e absorva ainda mais o produto que é essencial para manter a sua pele saudável.

Hidrate a pele

pele

Os produtos hidratantes são extremamente importantes para a saúde da pele, evitando possíveis ressecamentos e mantendo a sua proteção contra fatores externos como a poluição e os micro-organismos do ar.

Além disso, hidratar a pele ainda evita o envelhecimento precoce devido à composição da maioria dos cremes hidratantes, além de prevenir contra possíveis manchas.

Massageie o seu rosto

pele

A massagem no rosto é essencial para que você mantenha a sua pele macia e saudável. Isso porque os movimentos praticados na massagem relaxam os músculos e melhoram a circulação sanguínea.

Realizar a massagem facial é algo que está intrínseco no ato de passar todos os produtos no rosto. Os movimentos devem ser precisos e você deve dar atenção a este passo, pois é um dos mais importantes para a saúde da sua pele.

Conclusão

É notório que os cuidados com a pele são essenciais para a estética de qualquer pessoa. Atualmente, não são só as mulheres que possuem essa preocupação. Adolescentes e homens adultos também estão dando valor para a sua pele.

Da mesma forma, a sua epiderme é um reflexo da saúde do seu corpo como um todo, portanto cuide dela e da sua saúde para que consiga manter a pele saudável, macia e agradável.

Cuidar da pele é uma prioridade cada vez mais presente na vida das pessoas. Entre as mulheres, essa prática é comum há bastante tempo, porém, ultimamente, os homens têm se importado mais com a sua aparência.

É nítida a preocupação de homens e mulheres em manter uma pele saudável e bonita. Desde a adolescência, a preocupação com a saúde da pele é uma realidade desde o aparecimento das primeiras espinhas.

Entretanto, o cuidado com a pele tem muito a ver com a alimentação e a rotina diária de cada pessoa. Além disso, a genética influencia muito sobre como o maior órgão do corpo humano se comporta.

Fatores como a exposição ao sol, à poluição e até a alimentação de cada pessoa influencia na beleza e na jovialidade da sua pele. Tudo isso pode e deve ser controlado, mantendo, sempre, uma boa aparência.

Neste artigo, trouxemos os principais cuidados que você precisa tomar para que a sua pele se mantenha bonita. Ademais, também vamos te mostrar quais são as práticas que mais a agridem e o que você precisa fazer para soluciona-las.

Gostou do artigo de hoje sobre 6 passos para melhorar a qualidade da sua pele? Deixe seu comentário, compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir e siga nosso instagram > DETOX HOJE

DESINTOXIQUE SEU INTESTINO E EMAGREÇA RAPIDAMENTE CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Sobre o Autor

Fabricio
Fabricio

Fabrício Policarpo é apaixonado por vida saudável e adora pedalar, praticar atividades físicas e se alimentar bem. É o fundador do Blog Detox Hoje, que nasceu devido a necessidade por informações de qualidade sobre saúde, bem estar e emagrecimento saudável que as pessoas estão precisando nos tempos modernos onde cada vez mais o número de pessoas acima do peso está aumentando. Nos tempos atuais até crianças estão tendo problemas com a obesidade e também com doenças mais graves como o câncer devido ao estilo de vida moderno e também problemas respiratórios devido a poluição. O Detox Hoje foi criado para ajudar o maior número de pessoas possível a obterem uma saúde e estética melhores. E seguindo as dicas e recomendações aqui passadas com certeza você vai conseguir obter excelentes resultados. Não esqueça de ativar as notificações para que você não perca novos artigos no blog.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *