5 Passos para melhorar a qualidade do seu cabelo - www.detoxhoje.com.br

5 Passos para melhorar a qualidade do seu cabelo

5 Passos para melhorar a qualidade do seu cabelo

Os cabelos são uma das partes do corpo mais visíveis e cuidar deles é cuidar da beleza como um todo. Manter os cabelos fortes, saudáveis e brilhantes é uma tarefa que qualquer pessoa deveria valorizar.

Entretanto, diversos aspectos podem influenciar na saúde capilar e você precisa tomar alguns cuidados para manter o seu cabelo sempre bonito e saudável. Além disso, a saúde dos cabelos pode ser um sinal para a sua saúde como um todo.

Desde a alimentação até os produtos cosméticos, quem quer cuidar de verdade dos seus cabelos precisa aderir a uma rotina diária de muita dedicação. Manter os fios sempre saudáveis pode ser trabalhoso, mas é recompensador.

Afinal, você quer ter cabelos como os dos atores das propagandas de shampoo ou não? É claro que na televisão e na internet existem muitas manipulações de imagem, mas aqueles cabelos perfeitos são de dar inveja, não é?

Pensando na saúde dos seus cabelos, preparamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia e o seu cabelo vai agradecer por você ter começado a seguir estes passos para alcançar a melhor saúde dos fios.

Faça o básico, no seu cabelo, muito bem feito

cabelo

Lavar e secar o cabelo são tarefas básicas, executadas diversas vezes na semana, porém, que quando feitas de forma errada, podem danificar e muito os fios do seu cabelo.

Por isso, você precisa fazer o básico com excelência. O cuidado com a saúde dos seus cabelos começa com as atividades mais simples, que você aprendeu quando ainda era criança, mas que farão toda a diferença.

Lave os seus cabelos do jeito certo

5 Passos para melhorar a qualidade do seu cabelo

Diferente do que a maioria das pessoas faz, para cabelos longos, o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo. Esfregar o comprimento todo pode danificar os fios.

Durante o processo de passar o shampoo no cabelo, procure massagear a cabeça sem uma força excessiva e utilizando, principalmente, as pontas dos dedos. Ademais, evite utilizar shampoo em excesso, o brilho dos fios pode ser ofuscado.

Para o comprimento, você deve utilizar um condicionador específico para o seu tipo de cabelo. Passe o produto separando os fios em mechas e passando com bastante delicadeza.

O ideal é que você passe o condicionador a partir de 4 dedos de distância da raiz. Este produto será perfeito para hidratar e deixar o seu cabelo extremamente macio.

Você pode optar por lavar os cabelos diariamente ou em dias alternados, em ambos os casos a saúde capilar poderá ser mantida. Atente-se para a temperatura da água, que não pode passar de 25 graus.

Evite deixar o seu cabelo sem lavar por mais de 3 dias, pois fungos e bactérias podem se acumular no seu couro cabeludo e prejudicar os seus fios, tornando-os quebradiços e aumentando a queda.

Cuidados ao secar os cabelos

Cuidados ao secar os cabelos

O processo de secagem também merece atenção, inclusive, desde a escolha da toalha. Opte por uma com um tecido mais macio ou, até mesmo, uma camiseta velha pode ser uma boa opção.

Evite esfregar o seu cabelo e o couro cabeludo para não danificar os fios, a secagem natural é sempre a melhor opção. Caso você prefira secar com o secador, também precisará tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é não utilizar o secador todos os dias e em temperatura elevada. Ambos os fatores podem danificar o seu cabelo e torna-lo mais frágil.

Caso você precise secar com o secador, antes de fazê-lo, passe um protetor térmico, que pode ser um óleo ou um creme para pentear. Assim, seus fios serão preservados enquanto seus cabelos são secos.

Alguns outros cuidados essenciais são não dormir com o cabelo molhado, não o prender enquanto ainda estiver úmido e evitar utilizar tecidos muito rígidos para efetuar a secagem.

Cuide da sua alimentação

Cuide da sua alimentação

De nada adianta você dedicar todo o tempo do mundo para lavar, secar e utilizar cosméticos no seu cabelo se ele nascer fragilizado ou com a saúde capilar debilitada.

Os produtos e o cuidado com o cabelo são essenciais, você precisa utiliza-los, entretanto, fica bem mais fácil se os fios nascerem firmes e fortes, não é mesmo? O segredo para isso está na alimentação.

Os seus cabelos são parte do seu corpo e precisam de nutrientes. Alimentar-se corretamente significa entregar às suas madeixas as substâncias necessárias para manter a saúde capilar em dia.

Alguns alimentos entregam benefícios muito importantes para o couro cabeludo e para os fios. Listamos alguns deles para que você os insira nos seus hábitos alimentares e contribua para o nascimento de fios mais fortes.

Carne vermelha

Carne vermelha para saúde do cabelo

A carne vermelha é importantíssima para a saúde dos seus cabelos por possuir boas quantidades de ferro e vitaminas do complexo B, com ênfase na vitamina B12, que é responsável pelo alongamento do tempo de vida das células.

Couve

Couve ára saúde do cabelo

A couve é um alimento rico em glicosincolato, substância responsável por eliminar toxinas do organismo. Em suma, a couve será muito útil para manter a saúde capilar mesmo quando você der uma escapadinha da dieta.

Este fitoquímico atuará diretamente na manutenção da saúde dos fios, mesmo quando você for fazer uma viagem e não consiga cuidar tão bem do seu cabelo como quando o trata em casa.

Batata doce

Batata doce para saúde do cabelo

Assim como a cenoura, a batata doce é rica em betacaroteno, substância muito útil na prevenção contra caspa e, também, no fortalecimento dos fios, principalmente por auxiliar na preservação do colágeno.

Feijão

Feijão para saúde do cabelo

Assim como a carne vermelha, o feijão é rico em ferro e este componente é essencial para o fortalecimento do cabelo. Ele também será essencial para a revitalização dos fios.

Algumas alternativas ao feijão, se você não for adepto a este grão, são lentilha, grão de bico, soja, entre outras leguminosas.

Salmão

Salmão para saúde do cabelo

O salmão é um alimento muito interessante para quem quer cuidar dos cabelos, principalmente por possuir ômega-3, um ácido graxo que atua na melhora da circulação sanguínea e previne inflamações.

Ostra

Ostra para saúe do cabelo

Esta é uma fonte importante de zinco, nutriente que atua diretamente no fortalecimento dos fios e é um importante agente contra a queda dos cabelos. Entretanto, a ostra não é um alimento que está acessível para todos.

Para aqueles que não gostam ou não possuem formas de comprar ostra, o fígado de boi é uma alternativa que também é rica em zinco.

Ovo

Ovo para saúde do cabelo

Este é um dos alimentos mais populares entre os brasileiros e figurinha carimbada no famoso prato feito (PF). O ovo é um importante alimento na manutenção da saúde capilar por ser rico em biotina.

A biotina é um dos nutrientes mais importantes para a saúde capilar, ela contribui para o fortalecimento dos fios, redução da queda e da quebra dos mesmos, além de reduzir as pontas duplas e deixar os fios brilhosos.

Além disso, a biotina também pode ser uma importante aliada para quem deseja possuir cabelos mais longos. Ela estimula a produção de novos fios, que já nascem e crescem muito mais fortes.

Acerola

Acerola para saúde do cabelo

A acerola é um agente importante para a efetividade de outros alimentos. Pareceu confuso, mas a realidade é que a acerola é rica em vitamina C, esta que atua facilitando a absorção do ferro por parte do organismo.

Desta forma, ela se torna um alimento importante para aqueles que querem fortalecer os seus fios e aumentar os níveis de ferro no organismo.

Brócolis

Brócolis para saúde do cabelo

O brócolis possui um papel semelhante ao de outros vegetais de coloração semelhante. Isso porque é rico em vitamina A, que auxilia no crescimento e na renovação dos fios.

Este auxílio acontece através da criação de um óleo natural para o couro cabeludo que funciona quase como um condicionador criado pelo próprio organismo.

Utilizando cosméticos da forma correta

Utilizando cosméticos da forma correta

A utilização de cosméticos nos cabelos é algo comum, principalmente entre homens e mulheres que possuem o cabelo mais longo. Entretanto, é preciso saber quais produtos devem ser utilizados e em quais ocasiões.

O excesso de produtos químicos pode prejudicar a saúde do cabelo e a utilização dos produtos errados acarretará na diminuição dos resultados esperados. Portanto, tome os devidos cuidados e utilize apenas o necessário.

Hidratações periódicas

Hidratações periódicas

Realizar hidratações no seu cabelo é primordial para deixar seus fios mais fortes, brilhosos e sedosos. A frequência mais indicada para as hidratações é realizar uma a cada 15 dias.

Entretanto, é sabido que, possivelmente, você não vá a um salão quinzenalmente e, por isso, pode optar pela utilização de óleos de coco e argan para um tratamento caseiro.

Máscaras fortalecedoras

Máscaras fortalecedoras para cabelo

Utilizar esse tipo de máscara para o fortalecimento dos fios é uma alternativa muito interessante, porém, busque por máscaras ricas em proteínas e aminoácidos.

A frequência de aplicação da máscara depende da saúde dos seus fios. Para fios mais danificados, 1 aplicação por semana pode ser suficiente. Caso você esteja com a saúde capilar em dia, pode fazer uma aplicação quinzenal.

Saiba quando é a hora de dar uma pausa

O número de procedimentos e produtos utilizados nos cabelos só aumenta diariamente, porém, com o tempo, os fios vão ficando mais danificados e mais frágeis.

Neste caso, é interessante optar por dar uma pausa na utilização dos produtos químicos para que haja uma recuperação na saúde dos fios. Obviamente, os procedimentos higiênicos como a lavagem são mantidos normalmente.

Reconstrução capilar

Reconstrução capilar

Seguindo a ideia de dar uma pausa na química, a reconstrução capilar pode ser uma excelente opção se você percebe que a qualidade dos seus fios está defasada e quer fazer algo para resolver isso.

A reconstrução capilar fará com que as camadas internas sejam renovadas, criando uma selagem na cutícula dos fios.

Utilizando produtos naturais

Utilizando produtos naturais para cabelo

Além dos cosméticos produzidos por grandes marcas, em grandes laboratórios e comercializados por preços não tão agradáveis, você também pode utilizar alguns produtos naturais que serão extremamente úteis para o seu cabelo.

Provavelmente você já viu a sua avó ou uma pessoa mais velha falar sobre algumas plantas que são benéficas para o cabelo, como é o caso da babosa. Na realidade, esta pessoa está correta e diversos produtos naturais podem ser utilizados.

Para facilitar a sua vida, preparamos uma lista com os principais produtos naturais que podem auxiliar no tratamento e no fortalecimento dos seus fios.

  • alecrim: age ativamente contra caspas, é antisséptico, fortalece os fios além de ser adstringente;
  • arnica: importante para contribuir com o fortalecimento e o brilho dos fios;
  • babosa: multifuncional no tratamento capilar, atuando na hidratação, regeneração, cura, e nutrição do cabelo;
  • capuchinho: fortalece as células capilares e é um importante atuante no crescimento capilar;
  • cavalinha: importante tônico capilar;
  • jaborandi: presente em diversos cremes e condicionadores, fortalece, evita a queda e também auxilia no crescimento dos cabelos;
  • manjerona: além de fortalecer os fios, também escurece os cabelos;
  • salsinha: fortalece o cabelo e também atua para deixá-los mais brilhosos;
  • alcachofra: importante agente no crescimento dos fios.

Dar uma oportunidade para os produtos naturais atuarem nos fios e no couro cabeludo é interessante para quem ainda não os utilizou. Uma prova disso é a presença de diversos desses nos cosméticos que são comumente consumidos.

Escolha uma boa escova

A escova é um acessório muito importante na modelagem no cabelo e na arrumação do mesmo. Sua utilização é quase uma regra quando acordamos, durante o dia e antes de ir dormir.

Entretanto, utilizar a escova incorreta pode danificar os fios de cabelo e proporcionar um enfraquecimento capilar. Isso porque o material e o formato da escova influenciarão diretamente na forma como a mesma atua sobre os fios.

Conclusão

O cuidado com o cabelo pode ser complexo quando executado de forma completa e valorizando a saúde máxima dos fios. Entretanto, a recompensa é gratificante, afinal, todos querem cabelos bonitos e saudáveis.

O mais interessante é que é possível executar diversos tipos de tratamento com pouco investimento. Não é todo mundo que pode frequentar o salão de beleza semanalmente e, ainda assim, manter os fios saudáveis é possível.

Tudo o que você precisa é dos itens básicos, como shampoo e condicionador, e tempo para arrumar, tratar, passar os produtos e seguir os passos básicos para deixar as suas madeixas brilhosas, sedosas e esteticamente perfeitas.

Gostou do artigo de hoje 5 passos para melhorar a qualidade dos seus cabelos? Deixe seu comentário, compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir e siga nosso instagram > DETOX30DIAS77

Leia também esse outro artigo, prometo que vai amar as dicas 👉 15 Passos para melhorar a qualidade das suas unhas

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *