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5 Passos para a perda de peso

5 Passos para a perda de peso

Lendo o título deste artigo, parece que a perda de peso será alcançada com uma fórmula mágica ou por meio de algum passo a passo simples. Entretanto, sabemos que não é bem assim.

Perder peso é um objetivo comum entre as pessoas. Homens e mulheres descontentes com o seu corpo e/ou preocupados com a saúde buscam formas de reduzir a massa corporal, mas como fazer isso de forma saudável?

Provavelmente, você já encontrou, em alguma de suas buscas, medicamentos, chás e outros meios que prometem ser milagrosos. A realidade é que a perda de peso não acontece de forma simples, isto é, exige esforço e disciplina.

Métodos mais fáceis podem até entregar resultados imediatos, entretanto, se você não adquirir novos hábitos, provavelmente seu progresso será desperdiçado em pouco tempo.

Infelizmente, são muito comuns os casos de pessoas que recorrem a metodologias mais drásticas para perder peso, como intervenções cirúrgicas, porém, por não mudarem seus hábitos, retornam ao peso original.

O objetivo deste artigo é mostrar alguns erros comumente cometidos pelas pessoas e, ao mesmo tempo, entregar um passo a passo que pode ser executado e trará resultados efetivos para quem busca a perda de peso.

Como saber se você precisa realmente perder peso?

Antes de buscar por metodologias e técnicas para perder peso, é importante que você saiba se realmente está acima do seu peso ideal. Em alguns casos, não é a perda de peso que lhe trará maior satisfação com o seu corpo.

A prática de exercícios físicos com regularidade pode proporcionar uma modelagem do corpo que é, muitas vezes, mais agradável do que o emagrecimento por si só.

Calculando o IMC

O IMC (índice de massa corpórea) é um indicador universal utilizado para medir o índice de obesidade de cada pessoa. Com um cálculo rápido, você poderá entender se está acima do peso ou não.

Para calcular o seu IMC, utilize a fórmula abaixo (peso dividido pela altura ao quadrado):

Realizando este cálculo, você obterá um valor final que é comparado com uma tabela padrão. Esta tabela definirá o seu nível de obesidade e servirá como parâmetro para que você saiba se precisa realmente de perda de peso.

Por exemplo, uma pessoa que mede 1,70m e possui 62Kg, possui um IMC de 21,45. Sabendo este coeficiente, comparamos com a seguinte tabela:

ClassificaçãoIMC
Muito abaixo do peso16 a 16,9
Abaixo do peso17 a 18,4
Peso normal18,5 a 24,9
Acima do peso25 a 29,9
Obesidade I30 a 34,9
Obesidade II35 a 40
Obesidade III+40

Seguindo o exemplo, percebemos que o IMC desta pessoa indica que a mesma está dentro do seu peso ideal. O que pode ser feito é a prática de exercícios para a modelagem corporal de acordo com os objetivos da mesma.

Entretanto, tome cuidado com a análise do IMC de forma isolada, afinal, ela não indica a quantidade de massa e a quantidade de gordura, por exemplo. Mesmo dentro do peso ideal, grandes quantidades de gordura visceral podem ser prejudiciais.

Principais erros cometidos por quem busca a perda de peso

Em muitos casos, a perda de peso se torna uma obsessão, fazendo com que as pessoas passem a utilizar métodos sem eficácia comprovada e sem acompanhamento profissional.

Pensando que você não será essa pessoa, trouxemos alguns erros comuns cometidos por quem busca perder peso de forma rápida.

Procedimentos estéticos sem mudanças comportamentais

Mesmo os que são pouco invasivos e que não envolvem corte, segundo uma pesquisa do VivaBem, 84% das pessoas entrevistadas já recorreram a estes métodos.

Entretanto, a realização destes procedimentos sem uma mudança comportamental pode se tornar inútil. Mesmo que a perda de peso seja constatada, provavelmente você retornará ao peso antigo em pouco tempo.

Isso porque são os seus hábitos e algumas condições de saúde que determinam o seu peso e o formato do seu corpo. A correção por meio de intervenções estéticas pode ser um remédio de curto prazo, mas que não cura o problema.

Criação de rotinas sem o acompanhamento profissional

O acesso à informação por meio da internet é um benefício sem precedentes para a humanidade, entretanto, algumas informações podem ser mal utilizadas e esta liberdade dos usuários prejudicial à sua saúde.

O principal motivo para isto é a automedicação e a opção por mecanismos de emagrecimento sem o acompanhamento de um profissional. Cada organismo possui as suas peculiaridades e reagirá de forma diferente a cada tratamento.

Portanto, por mais que você encontre um passo a passo que pareça ideal para você, apenas um profissional de endocrinologia poderá constatar o que você deve fazer para obter a perda de peso de forma saudável.

Utilização de medicamentos como laxantes

Esta é uma prática que, segundo a mesma pesquisa do VivaBem, já foi adotada por 19% dos entrevistados. Mas será que utilizar laxantes é uma boa ideia para quem quer perder peso?

Se você pensar única e exclusivamente no peso bruto do corpo a curto prazo, esta é uma prática eficaz. Se você se pesar, tomar algum desses medicamentos e, após algumas idas ao banheiro, se pesar novamente, terá perdido peso.

Entretanto, esta prática não é útil para quem busca a perda de peso a longo prazo pelo fato de não eliminar gordura em momento algum. Tudo o que você eliminará durante este processo será líquido.

Inclusive, a utilização deste método em excesso pode causar alguns problemas como desidratação, pela grande quantidade de líquido expelido com as fezes.

Na prática, você perderá uma quantidade pequena de peso, eliminará bastante líquido e, em pouco tempo, recuperará o peso perdido, afinal, precisará se reidratar e comer normalmente.

5 passos para a perda de peso

Certo, agora você já entendeu como descobrir se precisa perder peso e já sabe o que não deve fazer. O próximo passo é adotar algumas práticas que vão contribuir para a sua saúde e serão eficazes na perda de peso.

Lembre-se sempre, não existe fórmula mágica para o emagrecimento. Cada organismo se comporta de uma forma diferente e as dicas dadas neste artigo servem como base para uma rotina mais saudável.

Desta forma, vamos aos hábitos que você precisa adquirir para perder peso de forma saudável, duradoura e garantindo que não será vítima de um “efeito sanfona”, muito comum nas técnicas de emagrecimento rápido.

1. Opte pelo acompanhamento profissional

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Emagrecimento é uma questão de saúde. Assim como você vai ao médico para tratar de outros fatores referentes à sua saúde, o controle do peso também precisa ser acompanhado por um especialista.

Se você acredita estar acima do peso ou possui gorduras localizadas que gostaria de eliminar, é importante que consulte um endocrinologista, afinal, ele determinará o que precisa ser feito durante o seu tratamento.

Lembre-se que existem dois tipos de gordura:

  • Gordura visceral: tipo que envolve os órgãos;
  • Gordura subcutânea: tipo que está presente entre a pele e os músculos.

O primeiro tipo apresenta maior risco à saúde e precisa de um acompanhamento médico para ser eliminado. O excesso de gordura visceral pode levar a pessoa à complicações cardíacas, inclusive.

2. Reeducação alimentar

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Qualquer tipo de perda de peso está diretamente ligada à sua alimentação. Manter o peso ideal depende de alguns hábitos saudáveis e um balanceamento nutricional moderadamente regrado.

É claro que cada pessoa possui fatores únicos, como a genética, que influenciam diretamente na manutenção do peso. Entretanto, é fato que uma alimentação saudável é benéfica para qualquer pessoa.

Se você pretende emagrecer e manter o seu peso ideal para a vida toda, precisará seguir algumas regras de alimentação. Para isso, o acompanhamento de um nutricionista é essencial.

Este profissional será responsável pela criação de uma rotina de alimentação que colocará o seu balanceamento nutricional em dia, possibilitará uma melhor qualidade de vida e te ajudará a se manter no peso ideal.

3. Prática de atividades físicas

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Outro fator que será primordial, tanto para a perda de peso quanto para a manutenção da sua saúde como um todo. Pessoas ativas fisicamente costumam possuir melhor qualidade de vida.

Além do peso, a prática de exercícios costuma auxiliar no desempenho de outras atividades, como a disposição para a rotina de trabalho ou para atividades em família, como brincar com os filhos.

Pessoas sedentárias estão mais propensas a ganhar peso e adquirir alguns problemas de saúde. Portanto, evite ficar longos períodos sem se exercitar. Busque pela criação de uma rotina de exercícios progressiva.

Desta forma, você pode iniciar com pequenas caminhadas realizadas 2 ou 3 vezes na semana, progredindo para exercícios que exijam mais do seu corpo. Este progresso é importante para que o seu corpo possa se adaptar.

É natural que você não se tornará um atleta de um dia para o outro, entretanto, apenas o fato de você praticar exercícios com regularidade já será suficiente para a sua perda de peso ser potencializada.

4. Reformulação do estilo de vida

Este passo é, sem dúvidas, uma consequência da realização dos itens anteriores. Se você está seguindo um acompanhamento médico, adquiriu novos hábitos alimentares e pratica exercícios com regularidade, sua vida já mudou.

O estilo de vida “fit” está cada vez mais popular para pessoas de todas as idades. Desde os mais jovens até os mais velhos, a preocupação com a saúde e com a estética é um padrão encontrado em todo o mundo.

No início, estas mudanças podem ser encaradas como algo difícil de ser seguido, entretanto, com o tempo, algumas práticas se tornam hábitos e serão indispensáveis no seu dia a dia.

Quem inicia uma jornada de vida saudável e se acostuma com isso não quer mais retornar para os hábitos anteriores. Seu corpo responde melhor a qualquer estímulo e as atividades do dia a dia, em geral, são executadas com maior facilidade.

Se a vida saudável ainda é uma dúvida para você, procure adquirir alguns hábitos mais leves e fáceis de serem realizados. Pequenas mudanças podem gerar resultados perceptíveis e você pode se empolgar com eles.

Com o tempo, realize evoluções na sua rotina e encontre o ponto de equilíbrio entre o seu bem-estar e os hábitos saudáveis. Naturalmente, você não deve abdicar de tudo que gosta de fazer para seguir rotinas malucas.

5. Consistência nos cuidados com a saúde

O segredo para a perda de peso efetiva é, sem dúvida nenhuma, a consistência empregada nos hábitos. Se você reeduca a sua alimentação, entretanto, deixa de seguir a rotina saudável depois de algumas semanas, seus resultados serão ínfimos.

A vida saudável é alcançada com o tempo e com consistência. Por isso é tão importante realizar mudanças gradativas e que sejam mais próximas da naturalidade.

Tentar mudar completamente os seus hábitos de um dia para o outro será desgastante e nem um pouco prazeroso. As chances de você desistir e voltar à sua rotina normal são grandes e os resultados não aparecerão.

O ditado “devagar e sempre” cai muito bem nesse caso. Comece por uma rotina de exercícios, seja ela ao ar livre ou em uma academia e, depois, vá acrescentando hábitos saudáveis à sua rotina.

Somente assim, com o tempo e com paciência, você conseguirá atingir a perda de peso desejada. Todavia, mais importante do que perder peso é manter a saúde em dia.

Uma dica interessante é buscar por amigos e pessoas próximas que também querem adquirir novos hábitos, perder peso e melhorar a qualidade de vida. Tudo fica mais fácil quando você não precisa fazer as coisas sozinho.

Cada um pode ter a sua rotina alimentar, entretanto, ir à academia com um amigo ou praticar corridas ao ar livre acompanhado pode ser menos monótono e mais atrativo.

Conclusão

Não existe uma fórmula mágica para a perda de peso, entretanto, alguns hábitos são “coringa” e você pode aplica-los a qualquer rotina de uma vida mais saudável.

Não esqueça de buscar ajuda profissional, ter certeza dos seus objetivos e manter o foco pra alcança-los. Possuir dedicação e foco é o mínimo que você precisa para atingir o peso ideal e levar uma vida saudável.

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