4 Passos para eliminar a retenção hídrica - www.detoxhoje.com.br

4 Passos para eliminar a retenção hídrica

4 Passos para eliminar a retenção hídrica

Provavelmente você já sentiu aquela sensação de cansaço, com as pernas inchadas ou a barriga, causando um mal estar e uma incomodação com o seu corpo. Isso é fruto da retenção hídrica e você precisa estar atento.

Algumas pessoas possuem um comportamento comum do corpo de inchar e apresentar uma retenção de líquidos acima do comum. Esta retenção é causada por diversos fatores e o seu tratamento pode ser feito de forma fácil.

Entretanto, é necessário um acompanhamento próximo, pois, se o inchaço persistir, você deve procurar auxílio médico para que exames sejam realizados e um tratamento mais efetivo seja iniciado.

Neste artigo, abordaremos esta retenção de líquidos que o nosso corpo faz e te ajudar a identificar quando ela é natural e quando você deve se preocupar. Além disso, mostraremos o que você precisa fazer para eliminar esta retenção hídrica.

O que é retenção hídrica?

Esta retenção nada mais é do que o acúmulo anormal de água entre as células do organismo. Esta retenção pode acontecer em diversos momentos do dia e por motivos diferentes.

Os principais sintomas desta retenção são o corpo inchado, a variação do peso em cursos períodos de tempo e a sensação de cansaço devido ao inchaço corporal.

Sintomas

Apesar de um dos sintomas ser o inchaço, é importante destacar que a retenção hídrica nada tem a ver com gordura. Em alguns momentos você pode se sentir mais pesado(a), entretanto, é o efeito do acúmulo de líquido.

Em alguns casos, a retenção não é percebida fisicamente. Isso porque o corpo humano pode reter até 5% da água corporal sem demonstrar inchaço visível. Geralmente o sintoma de cansaço é percebido mais facilmente.

Como o corpo reage à retenção?

Nos casos mais comuns, o corpo realiza a retenção, todavia, pouco tempo depois, alguns hormônios realizam o trabalho de enviar esse líquido para o sistema urinário e, logo em seguida, esta água é expelida.

Em alguns casos, onde a retenção é mais acentuada, essa excreção não acontece tão facilmente e a sensação de inchaço permanece. Nesses casos, você precisará agir para tentar controlar essa retenção hídrica.

Mesmo se, depois de você tomar um chá ou fazer uma drenagem linfática, o inchaço não for solucionado e a região próxima ao tornozelo permanecer anormal, você deve procurar um médico para exames mais aprofundados.

Afinal, esta retenção de líquidos e o inchaço podem estar relacionados a alguma doença do rim, do fígado ou da tireoide. Por isso, a consulta é importante para possibilitar um tratamento precoce e evitar complicações.

Se em alguns casos a retenção hídrica pode ser considerada normal e em outros não, é importante saber o que causa esse acúmulo e como você pode trata-lo.

Primeiro, esclareceremos as causas e depois o que você pode fazer para amenizar os inchaços e combater esta retenção inconveniente praticada pelo nosso organismo.

O que causa o acúmulo de líquido no corpo?

Os principais causadores da retenção hídrica são o excesso no consumo de sal e a baixa ingestão de água. Estes dois fatores ocasionam o inchaço e o acúmulo de líquido, que também pode ser causado por outras complicações.

Ingestão de sal

A ingestão de sal em excesso causa, além do acúmulo de líquidos, problemas cardiovasculares e o aumento da pressão arterial. Portanto, é necessário que se faça um controle consciente no consumo desse condimento.

Beber pouca água

Com a baixa ingestão de água, o organismo tende a reter mais líquido para evitar a desidratação. É como se o seu corpo não tivesse previsão de receber água novamente.

O consumo regular de água faz com que o corpo execute a excreção dos líquidos retidos e retorne ao ponto de equilíbrio com relação à quantidade de líquido no corpo.

Hormônios

retenção hídrica

Variações hormonais também proporcionam a retenção de líquidos. Esta retenção é comum nas mulheres durante o período menstrual e durante a gravidez.

Problemas cardíacos

retenção hídrica

Insuficiência cardíaca pode gerar o acúmulo de líquido e, consequentemente, o inchaço. Isso acontece, pois, a pulsação diminui, a capacidade de filtragem do rim cai e o inchaço começa a ser percebido.

Problemas hepáticos

Pessoas com problemas hepáticos, como a cirrose, também ocasionam uma menor capacidade de filtragem do rim, aumentando a retenção hídrica e o inchaço.

Como eliminar a retenção de líquido

retenção hídrica

Tendo a retenção hídrica detectada, é necessário agir para que o nosso organismo seja auxiliado a expelir os líquidos em excesso que estão presentes em nosso corpo.

Existem várias formas de dar este “empurrãozinho”, tanto com produtos naturais quanto com procedimentos mais elaborados. Tudo vai depender do que você deseja fazer.

De qualquer forma, uma coisa é certa, não se pode perceber o corpo inchado e a retenção de líquidos sem fazer nada. Esta pode ocasionar problemas mais graves, principalmente cardíacos.

É exatamente por isso que, ao inchar, a pessoa se sente mais cansada. Muito provavelmente o sistema circulatório não está funcionando da melhor maneira possível e isso tira o fôlego e causa indisposição.

Entretanto, vamos listar as principais formas utilizadas pelas pessoas para controlar a retenção de líquidos. A ordem não determina relevância ou maior utilização de algum dos métodos.

Drenagem linfática

retenção hídrica

Uma massagem corporal que tem como principais objetivos a redução da retenção hídrica, melhoria no sistema circulatório e combate a celulite. Trata-se de um estímulo para o sistema linfático trabalhar de forma rápida.

Após uma sessão de drenagem linfática, é extremamente comum que o paciente tenha vontade de ir ao banheiro, como efeito da massagem por si só. Isso se dá pelo fato de que o corpo acelera o metabolismo da região massageada.

É importante ressaltar que a drenagem linfática é um procedimento que só deve ser realizado por fisioterapeutas ou massoterapeutas. Estes profissionais saberão executar a massagem da forma correta, gerando mais resultados.

Além disso, estre tratamento para retenção hídrica não deve ser realizado em pessoas com infeções, já que a massagem por levar a infecção para o sangue.

Pessoas com problemas de insuficiência cardíaca, hipertensão descontrolada e trombose também não devem receber este tipo de massagem.

Exercícios físicos

retenção hídrica

No geral, exercícios físicos que exigem um grande esforço corporal auxiliam na drenagem do líquido em excesso. Com o esforço, o corpo se obriga a fazer a excreção da água excessiva retida no organismo.

Entre as opções, destacam-se os exercícios aeróbicos, por trabalharem o corpo ao invés de um músculo específico. Outra opção relevante, também, é a natação. Esta modalidade exige um esforço muito grande e pode ser benéfica.

Outro tipo de exercício que pode ser executado é o que chamamos de drenagem postural. Apesar de ser algo mais parado perto das outras atividades, a drenagem postural consiste em elevar as pernas acima da linha da cintura.

Esta prática auxilia na circulação e serve como um estimulante para o organismo iniciar o processo de excreção dos líquidos retidos.

Alimentação saudável

retenção hídrica

E chegamos ao ponto chave de qualquer dica de qualidade de vida. A alimentação saudável, mais uma vez, pode ser a sua solução. Desta vez, no trabalho para eliminar a retenção líquida.

Uma alimentação regrada e com um controle realizado sobre os ingredientes utilizados, por si só, já deve ser suficiente para evitar ou amenizar a retenção líquida.

Ainda assim, existem alguns alimentos que auxiliam de forma mais efetiva na eliminação dos líquidos retidos pelo nosso corpo. Estes alimentos são chamados de diuréticos.

Alguns dos principais alimentos diuréticos são:

  • maçã verde;
  • laranja;
  • pimentão;
  • cebola;
  • tomate;
  • limão;
  • abacaxi.

Além disso, evite comer alimentos enlatados e se mantenha longe do excesso de sal. Este último é, sem dúvidas, o grande vilão da retenção de líquidos e você não vai querer mais problemas.

Outra saída são os chás com propriedades diuréticas, onde você pode acrescentar salsinha, por exemplo, para colocar um maior potencial na efetividade do chá.

Beber água

retenção hídrica

Este é, sem dúvidas, um dos principais fatores para evitar a retenção hídrica no corpo humano. A ingestão de água equilibra o trabalho do organismo em expelir a água em excesso pois já possui mais reservas líquidas.

A ausência desse componente pode causar problemas e o acúmulo pode retornar. Por isso, adquira o hábito de beber água com certa frequência. Esta prática será útil contra a retenção hídrica e vários outros problemas de saúde.

Conclusão

Por fim, agora você já tem ideia do que precisa fazer caso identifique que o seu corpo, ou de algum amigo, está retendo líquidos em excesso. Da mesma forma, sabe quais são as cansas para a retenção hídrica e como evita-la.

O segredo para todo esse problema é, indiscutivelmente, beber água regularmente e evitar grandes quantidades de sal durante qualquer refeição. Um pouco de disciplina e o inchaço deixa de dar as caras.

Finalmente, é importante ressaltar que você não deve consumir medicamentos diuréticos sem a prescrição médica. As alternativas citadas neste artigo são naturais e não envolvem qualquer medicação.

A automedicação pode trazer sérios danos à saúde e você deve sempre procurar um médico para se informar se determinado remédio é bom para você e quais são os cuidados a serem tomados durante o tratamento.

Gostou do artigo de hoje “4 Passos para eliminar a retenção hídrica.”? Deixe seu comentário, compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir e siga nosso instagram > DETOX HOJE

DESINTOXIQUE SEU INTESTINO E EMAGREÇA RAPIDAMENTE CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Sobre o Autor

Fabricio
Fabricio

Fabrício Policarpo é apaixonado por vida saudável e adora pedalar, praticar atividades físicas e se alimentar bem. É o fundador do Blog Detox Hoje, que nasceu devido a necessidade por informações de qualidade sobre saúde, bem estar e emagrecimento saudável que as pessoas estão precisando nos tempos modernos onde cada vez mais o número de pessoas acima do peso está aumentando. Nos tempos atuais até crianças estão tendo problemas com a obesidade e também com doenças mais graves como o câncer devido ao estilo de vida moderno e também problemas respiratórios devido a poluição. O Detox Hoje foi criado para ajudar o maior número de pessoas possível a obterem uma saúde e estética melhores. E seguindo as dicas e recomendações aqui passadas com certeza você vai conseguir obter excelentes resultados. Não esqueça de ativar as notificações para que você não perca novos artigos no blog.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *