15 Passos para melhorar a qualidade das suas unhas - www.detoxhoje.com.br

15 Passos para melhorar a qualidade das suas unhas

15 Passos para melhorar a qualidade das suas unhas

Cuidar das unhas é um hábito natural para qualquer pessoa. Enquanto boa parte das mulheres preferem ter unhas longas e decoradas, a outra parcela presa pela discrição e pelo básico, com unhas saudáveis e mais curtas.

Os homens não ficam atrás nesta área da estética. O cuidado com as unhas também se tornou mais popular para eles e a estética das mãos veio a ser uma prioridade nos últimos anos.

Possuir unhas saudáveis e fortes é uma questão de saúde e melhoram a apresentação pessoal de qualquer um. Com as relações interpessoais cada vez mais em foco, manter a boa estética das unhas é um requisito básico.

Entretanto, cuidar da saúde das unhas não é tão simples, afinal, quando não utilizamos esmaltes ou bases, não conseguimos esconder possíveis colorações diferentes ou manchas presentes nesta região.

Por isso, é extremamente importante que você entenda o que precisa fazer para que a sua unha fique mais forte. Siga os passos deste artigo e compreenda melhor o que você precisa fazer.

Como as unhas são formadas?

As unhas são compostas, basicamente por queratina. Sua estrutura é feita por várias camadas de queratina sobrepostas, semelhantes a um compensado de madeira.

A queratina, ainda, é a principal formatura de outras estruturas, como os fios de cabelo. Logo, se as suas unhas estão fracas e quebradiças, possivelmente o seu cabelo também apresentará sinais de fragilidade.

As unhas possuem quatro estruturas queratinizadas, são elas:

  • pregas ungueais;
  • leito ungueal;
  • hiponíquio;
  • matriz.

Por serem um reflexo da saúde do corpo, as unhas podem ser utilizadas como ferramentas de diagnóstico para o corpo como um todo. Analisando-as, podemos destacar alguns aspectos:

  • cor;
  • formato;
  • espessura;
  • estrutura;
  • curvatura;
  • aspecto visual.

Alterações nestas características das unhas podem nortear diagnósticos tanto locais quanto sistêmicos. Obviamente, elas servem como um diagnóstico primário, ou seja, não podem ser analisadas de forma isolada.

Todavia, a análise destes aspectos serve como um referencial para exames mais aprofundados. Quando a fragilidade das unhas é percebida sem uma natureza conhecida, exames mais aprofundados devem ser executados.

Contudo, esta análise deve ser feita exclusivamente por um profissional de saúde especializado, ou seja, um médico. O entendimento sobre possíveis anomalias ungueais se restringe aos médicos.

Entendendo a fragilidade das unhas

Cerca de 20% da população sofre com a síndrome das unhas frágeis, esta que é muito comum, porém, não é muito falada e poucas pessoas a conhecem. Além da parte estética, parte das pessoas reclama de dores na região das pontas dos dedos.

Quase 30% das mulheres apresentam este problema nas suas unhas, que desenvolvem um papel fundamental na vida de qualquer pessoa, desde o manuseio de objetos até a proteção para as mãos e para os pés.

Esta fragilidade tem muita relação com o equilíbrio hormonal e nutricional das pessoas, que afetam tanto a força quanto o crescimento ungueal. A opacidade das unhas também é influenciada, tendendo a crescer conforme o desequilíbrio.

A saúde das unhas também é influenciada por anomalias na tireoide como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Outras doenças que podem prejudica-las, também, são a anemia e a anorexia.

A saúde das unhas também está relacionada à oxigenação e à queratinização ungueal. Utilizar produtos removedores de esmalte que contém acetona também pode levar à sua fragilização.

15 passos para deixar as unhas mais fortes

Se a fragilização das unhas envolve alguns fatores de substâncias do corpo humano e a utilização de alguns produtos, o estilo de vida e a alimentação influenciarão diretamente no fortalecimento das mesmas.

Por isso, separamos 11 dias que serão fundamentais para que você possua unhas mais fortes, mais bonitas e que representem a saúde do seu corpo. Assim como a pele, as unhas refletem parte do estado atual da saúde geral do corpo.

Alimentação nutritiva

A alimentação é um fator que influencia toda a saúde corporal e, desta forma, as unhas não deixariam de ser influenciadas por ela. Ter uma alimentação saudável favorece o fortalecimento das unhas e as deixa mais bonitas.

Vale ressaltar a biotina, que é uma vitamina, do complexo B, extremamente importante para o fortalecimento das unhas, e o enxofre, que é muito importante para a queratinização das unhas, na produção de colágeno.

Além disso, a alimentação nutritiva será útil para sua saúde como um todo, evitando possíveis doenças que afetem o seu corpo como um todo e, consequentemente, cause o enfraquecimento das unhas.

Suplementação

A suplementação é indicada quando você não consegue atingir os pontos ideais de nutrição através da alimentação natural. Ingerir suplementos alimentares nada mais é do que repor possíveis nutrientes que estão em falta no seu organismo.

Entretanto, ingerir suplementos exige cautela e deve ser feito com o auxílio de um profissional que possa indicar os produtos de melhor qualidade e medir a dosagem ideal para a sua necessidade.

Consumir suplementos por conta própria, sem entender a sua real ação no corpo, é perigoso e pode ocasionar problemas de saúde ou alterações corporais indesejadas.

Uma dica importante para a ingestão de suplementos é escolher aqueles produtos que possuem uma composição mais natural. Provavelmente, estes serão menos agressivos e serão melhor aceitos pelo seu corpo.

Tome cuidado com produtos químicos

Utilizar produtos químicos sem equipamentos de segurança também pode ser um problema para as suas unhas, afinal, estes produtos podem agredir de forma significativa a região ungueal e você pode desenvolver unhas mais frágeis.

Solventes e outros produtos que são prejudiciais devem ser manuseados de forma segura e os mantendo longe da sua pele e das suas unhas, visando amenizar possíveis danos.

Não utilize as unhas como instrumento

É comum que utilizemos as unhas para abrir latas e outros recipientes, assim como para outras funções que a assemelham a um instrumento, como rosquear parafusos.

Naturalmente, as unhas não possuem esta função e força-las pode desenvolver a Síndrome das Unhas Frágeis (SUF), tornando-as mais fracas e quebradiças. Além disso, enrosca-las em locais indevidos também pode ocasionar a SUF.

Beba água e se mantenha hidratado

Os benefícios da água para o corpo são inúmeros. Ela é um componente essencial para a vida saudável e com as unhas não é diferente. Como descrito anteriormente, as unhas são um reflexo da saúde corporal como um todo.

Especificamente nas unhas, o efeito da hidratação pela água é essencial para que estas se tornem mais fortes. O ressecamento da região ungueal tornará as unhas mais frágeis e elas quebrarão com extrema facilidade.

Além disso, a ingestão de água na quantidade ideal ainda tornará o seu corpo mais forte contra outras doenças que podem afetar o seu sistema imunológico, causando enfraquecimento das unhas.

Evite o excesso de acetona

A utilização excessiva de acetona, principalmente a que está presente nos removedores de esmalte, podem causar o enfraquecimento das unhas, principalmente por deixa-las extremamente ressecadas.

Uma excelente alternativa para os produtos com acetona são os removedores que não possuem esse solvente na sua composição, como os removedores com óleo de orquídea.

Valorize o consumo de biotina

Conhecida, também, como a vitamina da beleza, a biotina faz parte do complexo B e é extremamente importante para o fortalecimento das unhas. Esta vitamina age, principalmente, na queratinização e é indispensável.

Com a quantidade ideal de vitamina B7, que é a biotina, no seu organismo, evitará a descamação e a quebra facilitada das unhas.

A biotina pode ser consumida tanto através de alimentos naturais quanto por suplementação. Nos alimentos, ela está presente nas folhas verdes, no milho e no fígado bovino.

Outros alimentos que contém esta vitamina são couve flor, ovo e batata doce. Já para a ingestão via suplementação, você deve procurar um médico que indique os produtos ideais para serem consumidos de acordo com a sua necessidade.

Importância do enxofre

unhas

O enxofre também é um mineral de extrema importância para o fortalecimento das unhas, sendo um agente primordial na produção de queratina. Além da queratina, o enxofre também trabalha na síntese do colágeno.

A importância do enxofre foi descoberta após os cientistas entenderem que era este mineral que contribuía para o fortalecimento das unhas, substituindo o cálcio, elemento que era tido como o fortalecedor ungueal.

Inclua o levedo de cerveja na sua rotina

unhas

O levedo de cerveja é uma das principais fontes de biotina que podem ser consumidas. Como visto anteriormente, consumir biotina é extremamente importante para possuir unhas mais fortes.

Além das unhas, a biotina ainda auxilia no tratamento de acne, psoríase e eczema. Outros benefícios deste produto são o aumento da massa muscular, a perda de peso, a diminuição do colesterol e a regulagem dos níveis de açúcar.

Consuma boas quantidades de proteínas

unhas

As proteínas são macronutrientes essenciais para qualquer pessoa, tendo atuação importante não só para as unhas, mas também para qualquer tecido do corpo humano.

As proteínas são as principais responsáveis pela estruturação dos tecidos. Por isso, o consumo deste macronutriente é indicado para quem quer unhas mais fortes, crescimento muscular, etc.

Ovos como coringa da alimentação

unhas

O consumo de ovos é muito interessante para quem quer ter unhas mais fortes. Desde a presença de proteínas até o fato de o ovo ser uma importante fonte de biotina, ambos nutrientes essenciais para a saúde.

Além disso, os ovos possuem uma excelente versatilidade na sua preparação e pode ser servido em diferentes tipos de pratos, facilitando o seu consumo. Ademais, a aquisição do ovo é facilitada devido ao seu preço acessível.

Utilize cremes hidratantes

unhas

Utilizar produtos hidratantes para as mãos e as unhas é muito importante para que as mãos, como um todo, permaneçam hidratadas e, consequentemente, as unhas sejam fortalecidas.

Boa parte dos cremes hidratantes possuem, na sua composição, elementos que podem auxiliar no tratamento de possíveis problemas nas unhas, como enfraquecimento e descamação.

Utilize fortalecedores nas unhas

unhas

Existem algumas bases e alguns óleos que agem diretamente nas unhas quando aplicados. Estes produtos podem ser importantes agentes contra o enfraquecimento das mesmas.

Fique atento à composição destes produtos, dando preferência para aqueles que possuem vitamina B5, cálcio e minerais, afinal, eles podem ser muito úteis no seu fortalecimento.

Higienize as suas mãos com frequência

unhas

A higienização das mãos e das unhas é importante para manter a boa saúde desta região. As impurezas presentes embaixo das unhas podem ser agentes enfraquecedores.

Manter as unhas bem cortadas e lixadas também é uma prática que pode evitar que elas fiquem quebradiças. Utilize a lixa para remover possíveis lascas e para manter a superfície da unha mais brilhosa.

Não remova esmaltes e bases à força

unhas

Utilizar o dente ou a própria unha para remover esmaltes e bases presentes na superfície das suas unhas. A remoção manual pode acabar tirando, também, as escamas de proteção das unhas e enfraquecendo as mesmas.

No lugar da remoção manual, procure utilizar produtos específicos, como removedores de esmalte. Vale lembrar que estes produtos devem ser sem acetona para não prejudicarem a saúde das suas unhas.

Sigo todos os passos e minhas unhas seguem frágeis

unhas

Nos casos de pessoas que possuem uma alimentação saudável, variada, rica em legumes e verduras, assim como outros componentes que são essenciais para o corpo humano, a tendência é que as suas unhas sejam mais fortes.

Entretanto, se o seu caso é de, mesmo com todos os cuidados, enfraquecimento ungueal, ou seja, se você, ainda assim, percebe que sofre da Síndrome das Unhas Frágeis, procure um médico.

Além dos fatores naturais, você pode estar sofrendo de alguma doença que afete o seu sistema imunológico ou outra região que cause o enfraquecimento das unhas.

O mais importante é evitar a automedicação e seguir os cuidados básicos para manter as suas unhas fortes. Somente um profissional poderá diagnosticar possíveis doenças e recomendar tratamentos adequados.

Conclusão

O cuidado com as unhas vai muito além da utilização de cosméticos, como bases, para torna-las mais fortes. A alimentação e os cuidados com a saúde em geral também são essenciais para o fortalecimento das mesmas.

Em geral, a alimentação saudável é um coringa na saúde do corpo humano. Pessoas que possuem uma alimentação saudável possuem cabelos mais bonitos, uma pele mais saudável e, sem dúvidas, unhas muito mais fortes.

Gostou do artigo de hoje sobre 15 Passos para melhorar a qualidade das suas unhas? Deixe seu comentário, compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir e siga nosso instagram > DETOX HOJE

DESINTOXIQUE SEU INTESTINO E EMAGREÇA RAPIDAMENTE CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Sobre o Autor

Fabricio
Fabricio

Fabrício Policarpo é apaixonado por vida saudável e adora pedalar, praticar atividades físicas e se alimentar bem. É o fundador do Blog Detox Hoje, que nasceu devido a necessidade por informações de qualidade sobre saúde, bem estar e emagrecimento saudável que as pessoas estão precisando nos tempos modernos onde cada vez mais o número de pessoas acima do peso está aumentando. Nos tempos atuais até crianças estão tendo problemas com a obesidade e também com doenças mais graves como o câncer devido ao estilo de vida moderno e também problemas respiratórios devido a poluição. O Detox Hoje foi criado para ajudar o maior número de pessoas possível a obterem uma saúde e estética melhores. E seguindo as dicas e recomendações aqui passadas com certeza você vai conseguir obter excelentes resultados. Não esqueça de ativar as notificações para que você não perca novos artigos no blog.

7 Comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *